Natura Campus divulga projetos que receberão incentivos para pesquisa

Empresa investe R$ 6 milhões em projeto de pesquisa de inovação tecnológica e científica. Sete projetos foram selecionados

 

 O Natura Campus, programa da Natura que tem como objetivo fomentar a inovação por meio da formação de redes colaborativas, divulga os sete projetos de inovação aberta aprovados do edital Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Chamada de Projetos Natura Campus foi lançada em agosto de 2012, com o objetivo de receber propostas de projetos colaborativos em ciência, tecnologia e inovação e envolveu diferentes áreas de pesquisa de interesse que foram organizadas em dois editais: Edital Amazônia, lançado junto com a inauguração do Núcleo de Inovação Natura Amazônia, sede que a empresa de cosméticos mantém em Manaus, e Edital Ciência, Tecnologia e Inovação.

Estimular a atitude empreendedora entre pesquisadores de diferentes instituições, e alavancar uma pegada colaborativa é o diferencial do Natura Campus. Promover o intercâmbio entre empresas, academia e pesquisadores em um campo onde as pessoas interajam conduz a um resultado mais eficaz.

“Os projetos que anunciamos essa semana privilegiam a inovação radical com ideias criativas. Nenhuma empresa cresce se não se abrir à comunidade científica”, diz Luciana Hashiba, gerente de inovação e parcerias da Natura.

Para divulgação dos editais e o processo de avaliação, a Natura adota uma estratégia de interação direta bastante marcante. Foram visitadas 29 instituições – entre elas, universidades e hospitais - com a participação de mais de mil pessoas. Ao final, foram recebidas propostas de 94 instituições diferentes. Os projetos foram submetidos à Natura, via portal (naturacampus.com.br) entre 15 de agosto e 22 de outubro de 2012 por pesquisadores da comunidade científica e empresas, inclusive fora do Brasil. 

A avaliação foi dividida em seis etapas, como elegibilidade, alinhamento temático, banca científica, coachingcom imersão na Natura e banca avaliadora. 

Durante o período de submissão dos projetos, os interessados participaram de fóruns de discussão, tiveram acesso a conteúdos sobre empreendedorismo e inovação para aplicar esses conhecimentos aos seus projetos.

Depois de avaliadas por gestores e pesquisadores da área de inovação da Natura sobre alinhamento estratégico e o mérito técnico, as propostas finalistas foram selecionadas para uma etapa de imersão na Natura e colaboração direta com pesquisadores da empresa.

Em parceria com a Endeavor (organização que promove o empreendedorismo), esse espaço de interação foi desenhado para permitir que as sinergias em pesquisa, dentro e fora da empresa, pudessem ser destacadas dentro dos projetos

No total foram 24 finalistas, 12 para cada edital. Foram selecionados seis projetos do Edital Amazônia. Já para o Edital de Ciência, Tecnologia e Inovação, foram sete projetos selecionados. O investimento total previsto é de aproximadamente R$ 6 milhões em toda a Chamada de Projetos Natura Campus.

Conheça os projetos aprovados na Chamada de Projetos Natura Campus 2012:

 

 

Edital Ciência, Tecnologia e Inovação

Título do Projeto

Pesquisador

Instituição

As cores da natureza

Erick Leite Bastos

USP

Autocuidado mediado pelos sentidos: avaliação do impacto na autoestima, stress e bem-estar de universitárias

Eliseth Ribeiro Leão

Hospital Albert Einstein

Influência do otimismo e pessimismo em cefaleias primárias

Mario Fernando Prieto Peres

Hospital Albert Einstein

Estudo de nanomateriais multifuncionais para aplicação em cosméticos

Tereza Silva Martins

UNIFESP

Desenvolvimento de embalagens inteligentes a partir da análise de superfícies sensíveis à água de bromélias brasileiras

Jorge Roberto Lopes dos Santos

PUC Rio

Sustentabilidade do ciclo dos processos da Natura para obter compostos antienvelhecimento e anticelulite

Sandra Regina Salvador Ferreira

UFSC

Projetando o bem-estar: Uma abordagem metodológica da psicologia e da neurociência no design de experiências

 

 

Billy Nascimento

 

Ana Carolina Ferraz Mendonça de Souza Luciano Tardin Pinheiro

 

ForebrainNeurotecnologiaLtda

ESPM – RJ

 

 

 

 

Edital Amazônia

Título do Projeto

Pesquisador

Instituição

Diversidade de aromas de plantas e fungos da região do Alto Rio Negro

Charles Zartman

INPA

Ecologia de populações de endopleurauchi (humiriaceae) e sua relação com extrativismo na Amazônia Central.

Simone Benedet Fontoura

IFAM

Prospecção de fungos amazônicos produtores de pigmentos e enzimas para aplicação cosmética

Emerson Silva Lima

UFAM

Desenvolvimento de ferramentas para o melhoramento genético da palma de óleo, um desafio biotecnológico para a expansão sustentável da palmicultura no Brasil

Daniela Bittencourt

EMBRAPA CPAA

Rios e redes na Amazônia indígena

Gilton Mendes

UFAM

Agroflorestas comunitárias de recomposição na reserva extrativista do Catuá-Ipixuna, Amazonas

Manuel De Jesus Vieira Lima Junior

UFAM

 

 

Comentários (0)