Nova sede do Instituto Ação Solidária será inaugurada nesta 6ª na região Norte

Além do vereador Iratã Abreu, presidente da entidade, a senadora Kátia Abreu e o deputado federal Irajá Abreu estarão presentes...

Sede será ianugurada na noite desta 6ª
Descrição: Sede será ianugurada na noite desta 6ª Crédito: Ascom

Com a presença da comunidade e de autoridades como a senadora Kátia Abreu e o deputado federal Irajá Abreu, será inaugurada às 19h30 desta sexta-feira, 6, a unidade Norte do Instituto Ação Solidária. A da região Sul funciona no Jardim Aureny III.

 

Presidida pelo vereador Iratã Abreu (PSD-TO), a entidade é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e sua missão é  fomentar o empreendedorismo, a qualificação promocional, as ações de inclusão social e promover a cidadania. Somente neste ano, a entidade já beneficiou 328 alunos em mais de 10 cursos oferecidos à comunidade.

 

Para Iratã, a abertura do Instituto na região Norte é uma conquista e um sonho realizado. Ele ressalta que a história do Instituto começou há mais de 12 anos, ainda na década de 90, quando a senadora Kátia Abreu reuniu um grupo de voluntários e criou o Projeto Mãe de Leite.

 

O projeto, segundo Iratã, consiste em complementar a alimentação de crianças carentes com a doação de latas de leite em pó, mas a senadora percebeu que a comunidade queria e precisava de mais. “Por isso, o Instituto passou a oferecer palestras educativas e cursos que pudessem motivar o empreendedorismo e a geração de renda”, destacou Iratã.

 

Conforme o presidente, neste ano foi colocado em execução o plano de ação do Instituto e, graças a ele, foi possível abrir a unidade na região Norte, que já está em funcionamento desde segunda quinzena de novembro, tendo realizado na noite de ontem, 5, uma palestra sobre Diabetes e Câncer de Próstata. Foi possível também celebrar convênios com entidades do Sistema S – Sebrae, Senac, Senai e Senar, ampliando, assim, a oferta de cursos.

 

Atualmente são oferecidos mais de 10 cursos, entre eles: Auxiliar Administrativo; Promotor de Vendas; Manicure e Pedicure; Corte e Costura; Patchwork, Informática; Cardio Dance, Dança e Teatro, Confecção de Árvore de Natal em Garrafa Pet; e Oficinas voltadas aos empreendedores individuais: com técnicas de vendas, compras e gestão.

 

História

Iratã relata que, inicialmente, o Instituto focou suas ações na unidade do Jardim Aureny III, onde eram e ainda são oferecidos cursos nas áreas de informática, corte e costura básico. Foi lá também que foi criado o Projeto Mãos que Fazem, o que tornou possível oferecer às mulheres da região Sul da nossa Capital a técnica do Patchwork. “Elas aprendem a fazer colchas, toalhas, jogos de cozinha, almofadas e outros tantos itens a partir de retalhos de tecidos,” informa Iratã.

 

Certificação

Neste sábado, 7, às 19h30, no Tênis Sesc Clube, no Jardim Aureny III, acontecerá a solenidade de certificação dos 341 alunos do Instituto Ação Solidária. Na oportunidade, além da entrega dos certificados, será servido um jantar. O evento terá as presenças do presidente do Instituto, vereador Iratã Abreu, da presidente de honra da entidade, senadora Kátia Abreu, do membro do Conselho Deliberativo do Instituto, deputado federal Irajá Abreu; e dos representantes das entidades do Sistema S.

 

Comentários (0)