Com a chegada da Semana Santa e Páscoa, o consumidor tende a despertar o interesse por produtos relacionados à data, como peixes e chocolates. Para auxiliar os consumidores para uma compra consciente e adequada, o Núcleo de Defesa do Consumidor – Nudecon, da Defensoria Pública do Tocantins elaborou material orientativo, com dicas que podem auxiliar na escolha dos produtos.
Pesquisar em vários estabelecimentos antes de decidir comprar, analisar a procedência dos produtos e exigir a nota fiscal, são medidas básicas a serem tomadas ao efetuar uma compra. Além disso, as condições de pagamento sempre devem ser apresentadas ao consumidor de forma clara, precisa e ostensiva. Quando em parcelas, deve ser informado o preço à vista, número e valor de cada parcela, identificação dos juros cobrados e valor total financiado.
Pescado
É preciso ficar atento aos critérios de limpeza, organização do ambiente e a higiene dos manipuladores nos estabelecimentos que trabalham com a venda dos pescados.
Os peixes congelados precisam estar completamente endurecidos, limpos e sem mutilações. No caso do bacalhau, ele não deve apresentar manchas vermelhas ou escuras, aparência sem umidade, e a carne e pele do alimento devem ser firmes. O congelamento é um eficiente meio de manter a qualidade do pescado, mas a data de validade deve ser sempre verificada.
Ovos de Páscoa
Antes de comprar ovos de Páscoa, é preciso checar a data de validade e seus ingredientes. É importante levar em consideração o peso do ovo e não a numeração, já que a relação peso/número varia de acordo com o fabricante.
O consumidor que optar por versões diet ou light dos ovos de páscoa deve ficar atento. As nomenclaturas diet e light não significam necessariamente que esses produtos são totalmente isentos ou tenham percentual reduzido de açúcar ou energia, portanto, o consumidor deve ficar atento às informações nutricionais, contidas obrigatoriamente em cada produto.
A cerca dos ovos ou bombons de fabricação caseira, é recomendável que o consumidor solicite a degustação do produto antes da compra. Os fornecedores de produtos fabricados artesanalmente, além de terem que seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também estão obrigados a fornecer nota fiscal. Ela é a principal garantia do consumidor em caso de troca ou reclamação.
Devido os ovos de páscoa e aos pescados serem considerados como produtos não duráveis, o consumidor terá 30 dias para reclamar qualquer irregularidade.
Em caso de dúvidas e esclarecimentos, o consumidor poderá entrar em contato com Nudeon, pelos telefones (63) 3218-2374 ou 2308.
Comentários (0)