Oito de cada dez brasileiros depende da qualidade da internet para o trabalho remoto

Estudo diz ainda que quase metade das pessoas terá de contratar planos melhores para continuar trabalhando de casa

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Trabalhar no conforto do lar e mais perto da família é uma realidade cada vez mais comum para muitos brasileiros, processo que foi acelerado no início da pandemia. Só que o desempenho de quem trabalha remotamente está diretamente ligado à qualidade da internet da casa. É o que aponta o Índice de Banda Larga Cisco, que ouviu 60 mil trabalhadores em 30 países, incluindo o Brasil, onde 82% dos entrevistados afirmam que o sucesso do trabalho híbrido ou remoto depende da internet.

 

Em 60% dos lares brasileiros, três ou até quatro pessoas ficam conectadas ao mesmo tempo e ainda 88% dos entrevistados usam ativamente a banda larga por mais de quatro horas diárias. A grande demanda por internet é sentida também no Tocantins. O presidente da SiM Internet, Suelismar Caetano, notou uma mudança no padrão de contratação do serviço. “Em 2021, a maioria priorizava planos mais baratos. Pouco mais de 10% das pessoas contratavam os melhores pacotes. Mas agora, temos percebido que a procura é por mais qualidade”, explicou.

 

Ainda segundo o gestor, hoje os clientes da empresa que fecham planos iniciais, aqueles mais básicos, representam 25% do total, mais da metade (51%) contrata um serviço intermediário e 24% escolhem os melhores planos, uma alta de mais de 10% em relação ao ano anterior. E a tendência é de que as pessoas prezem ainda mais por bandas largas maiores, já que quatro em cada dez brasileiros afirmam que vão aumentar o uso de internet no próximo ano e quase metade (49%) confirma que planeja contratar um plano maior.

 

A verdade é que as pessoas sabem que mesmo à distância, para que o trabalho remoto funcione, o colaborador precisa estar cada vez mais presente e por dentro dos assuntos da empresa. Uma conexão lenta ou pouco estável pode virar uma grande dor de cabeça para quem deseja continuar ou começar a trabalhar de casa e, para atrair esse público, empresas como a SiM Internet, têm apostado em novidades. “Nós investimos na melhoria da conexão e ainda ampliamos os serviços que o cliente tem direito, como o suporte remoto e até aplicativos de músicas e filmes”, acrescentou o presidente.

Comentários (0)