Palmas é a capital com maior taxa de incidência de dengue do País: região norte possui maior número de vetor de transmissão

A Secretaria da Saúde de Palmas - Semus, está desenvolvendo diversas ações educativas para combater a dengue, pois de acordo com balanço nacional Palmas é a capital com a maior taxa de incidência da doença - 743,7 casos por 100 mil habitantes. Entre ...

Em balanço nacional houve uma queda de 66% no número de casos de dengue, mas o Tocantins vive uma epidemia da doençarealizado sobre a dengue, Palmas é a capital com a maior taxa de incidência da doença - 743,7 casos por 100 mil habitantes. A média nacional é 21,2 casos por grupo de 100 mil pessoas. De 1º de janeiro a 11 de fevereiro, foram registrados 1.403 casos no município, ante 312 no mesmo período de 2011, segundo dados do Ministério da Saúde.

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) tem desenvolvido diversas ações no combate a dengue como visitas e vistorias nos imóveis da Capital e em locais abandonados, orientações educativas por meio de agentes e por meio de mídia e investimentos em treinamento dos profissionais que lidam com a doença. Outra medida que tem surgido efeito é aplicação de multas em empresas que mantêm criadouros do mosquito Aedes aegypti em suas propriedades, como ferros-velhos e depósitos de material reciclável e sucata.

As multam variam de 150 a 20 mil UFIP – Unidade Fiscal de Palmas – Valor unitário R$ 2,15, de acordo com o Código Sanitário de Palmas,  Os valores são determinados após a instauração de processo administrativo, pela Prefeitura da Capital.

Ainda segundo as informações da Vigilância Sanitária-Visa 109 estabelecimentos foram notificados, até o último dia 14, como depósitos de materiais recicláveis, sucatas e ferros velhos, para que se adequassem às normas, de modo a eliminar condições favoráveis à reprodução do mosquito transmissor da doença e além da notificação, das orientações dos técnicos e do prazo percorrido, nove estabelecimentos mantiveram a situação de risco à saúde pública e alternativa foi aplicar a multa.

Período chuvoso aumenta índices

A Semus ressaltou que o período de chuva é propício ao aumento de casos e a região Norte de Palmas é a que possui o maior número de vetores e às quadras 303, 305, 307, 409, 403 e 405, 407 Norte tiveram índices superiores a 3% de infestação do mosquito e ressaltou que a colaboração dos moradores e comerciantes é fundamental ao combate do mosquito.

Como medida de reforço a secretaria vai realizar mutirão do dia 12 ao dia 16 nas quadras da região norte com maior foco do mosquito e 7.300 imóveis serão inspecionados nesse período.(Com informações da assessoria)

Comentários (0)