Palmas encerra a programação de seminários sobre saúde e segurança no trabalho

Entidades vão assinar um Termo de Adesão para a implementação de programas e ações voltadas à prevenção de acidentes de trabalho.

Mobilizar em Gurupi
Descrição: Mobilizar em Gurupi Crédito: Ascom

Gestores e representantes de instituições do Governo Federal, Governo Estadual, Governo Municipal, dos trabalhadores e dos empregadores, este último grupo representado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO, dentre outras entidades, assinam na noite desta quinta, 28, a partir de 19 horas, um Termo de Adesão para a implementação de programas e ações voltadas à prevenção de acidentes de trabalho.

A assinatura, assim como a palestra Proteção Jurídica à Saúde do Trabalhador, com o desembargador do TRT, mestre em Direito e membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho, Sebastião Geraldo de Oliveira, são os destaques deste primeiro dia do 4º Seminário Mobilizar em SST (Saúde e Segurança no Trabalho) em Palmas. O evento, uma realização do Serviço Social da Indústria – SESI, já aconteceu em Gurupi, no dia 23, Araguaína, no dia 27, e encerra as atividades em Palmas, nos dias 28 e 29.  O tema deste ano é  “Trabalho Seguro, Família Completa”.

O termo será assinado pela procuradora do trabalho no Ministério Público do Trabalho, Mayla Mey Alberti, pelo superintendente regional do Trabalho e Emprego, José Arcanjo Júnior, o gerente executivo do INSS/TO, Silvano Lira, a subsecretária do Trabalho e da Assistência Social, Mariza Sales, o secretário executivo de Agricultura e Pecuária, Ruiter Pádua, a secretária  estadual da Saúde, Vanda Paiva, o secretário municipal de Saúde, Nicolau Esteves, o presidente, representantes sindicais, dentre outros parceiros.

Cada instituição, dentro de sua área de atuação, se compromete por meio do documento a desenvolver atividades, com o apoio dos envolvidos, em prol da saúde e segurança do trabalhador nas áreas de fiscalização, conscientização, dentre outras. Além de realizar eventos como o Seminário Mobilizar, o SESI oferece atendimento nas empresas industriais com foco em SST e é o coordenador deste eixo no Programa Trabalho Decente.

O segundo dia de evento em Palmas acontece na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, de 08 às 18 horas, com atividades como mesa redonda sobre Saúde e Segurança no Trabalho. A programação contempla ainda palestras e workshops com temas como Higiene Ocupacional e atualizações sobre as normas regulamentadoras de segurança em espaços confinados (NR 33) e trabalho em altura (NR 35).

A programação completa do evento e palestrantes está disponível em www.sesimobilizar.com.br.

Confira as entidades que assinam o termo: Ministério Público do Trabalho (União), Ministério do Trabalho e Emprego - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Tocantins, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Secretaria do Trabalho e da Assistência Social – SETAS, Secretaria da Agricultura e Pecuária, Secretaria Estadual da Educação e Cultura, Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO, Federação do Comércio – FECOMERCIO, Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Tocantins – SINDUSCON, União Geral dos Trabalhadores – UGT/TO, Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Estado do Tocantins – SINTEL, Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Revenda de Combustíveis no Estado do Tocantins – SINTRAPOSTO e Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins - SISEPE/TO.

 

 

Comentários (0)