Para Fontoura disputa pela ATM pode polarizar na base do governo

...

A briga pela presidência da ATM -  Associação Tocantinense de Municípios - cuja eleição acontece no dia 28 deste mês, e não em março - caminha para polarizar-se entre dois candidatos da base do governo Marcelo Miranda. É que José Fontoura Primo (PMDB), Valtenis Lino (PMDB) e Nilton Franco (PMDB), juntos podem chegar a 80 autorizações assinadas, de um total de 99 prefeitos aptos a votar no final do mês.

"Eu e o Valtenis temos um acordo. Até o dia 15, o que tiver conquistado mais adesões, através de autorizações assinadas, é candidato, com o apoio do outro" - declarou ao Blog da Tum, na manhã de hoje o prefeito de Figueirópolis, José Fontoura - "e até o momento devemos ter cerca de 50 assinaturas, juntos".

Na outra ponta, o prefeito de Pium, Nilton Franco - que tem o apoio declarado do DEM a nível regional na composição da chapa - afirma já ter chegado às 35 assinaturas necessárias à formação de sua chapa. No próximo dia 18, as chapas devem se registradas, e pelo andar da campanha, o utista Pedro Rezende não chegará ao número mínimo de adesões para registrar-se na disputa.

"Acredito que será uma disputa entre candidatos da base do governo", sustentou Fontoura nesta manhã. "Até por que, só eu tenho quatro prefeitos da base de oposição. Ele deve sim, ter seus votos, mas não chega ao mínimo necessário para disputar", acredita o peemedebista.

A semana é decisiva para quem quer reunir as condições para compor uma chapa forte.O prazo final para registro se encerra no próximo domingo, dia 18. A Comissão Eleitoral já foi nomeada, e caberá a ela deliberar em casos como duas autorizações de um mesmo prefeito para compor chapas diferentes. Para Fontoura, neste caso, o voto deverá ser anulado. Mas existe a possibilidade de que a comissão entenda que o prefeito possa se manifestar sob consulta, em qual chapa deseja registrar seu nome.

Roberta Tum

roberta@blogdatum.com

Comentários (0)