Paraná e Sergipe vencem etapa do Circuito BB de Vôlei de Praia em Palmas

Das duplas tocantinense, Nayara Cassimiro e Jéssica foram as que chegaram mais longe, nas oitavas de final...

Torneio foi disputado esse fim de semana
Descrição: Torneio foi disputado esse fim de semana Crédito: Lucas Nascimento

A primeira etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia Sub-21, em Palmas, encerrou neste domingo, 11, com as equipes do Paraná e Sergipe vencedoras. Na categoria masculina, a vitória ficou com a dupla Arthur Lanci e Rocha do Paraná e na dupla feminina, o troféu de primeiro lugar foi para Eduarda (Duda) e Tainá, de Sergipe. 

 

Da dupla vencedora, o jovem Rocha, que faz parte da seleção brasileira de base, reconheceu que fazer parte da seleção acaba sendo uma vantagem na hora da competição. “Ajuda porque a gente tem um preparo físico muito bem, o ritmo de treinamento lá [Saquarema-RJ] é muito intenso e isso ajuda. Mesmo com o calor daqui a gente sai meio que inteiro da partida, lógico que a gente fica ofegante, porque não tem como, é ritmo, fica nervoso, tem o desgaste. Mas tem um desgaste bem menor que os outros atletas, então isso ajuda a gente muito”, enfatizou.

 

Hoje uma das grandes revelações do voleibol, Duda, a caçula das atletas com 15 anos, é uma das grandes promessas do vôlei de praia. Para ela, ser essa referência é um incentivo a mais para continuar treinando. “Isso me incentiva mais, de querer treinar, jogar e o amor que eu sinto pelo vôlei é inacreditável. Isso que importa mais. E obrigada por eles sempre apostarem em mim, que dê certo no futuro”, destacou a atleta que atualmente carrega no seu currículo grandes títulos como a campeã mundial sub-19, campeã sul-americana e campeã brasileira sub-21.

 

Balanço

Para o presidente da Federação Tocantinense de Voleibol (FTV), Ricardo Abalém, uma alegria o Tocantins receber a confiança da CBV em abrir a temporada 2014 do Circuito, que é a maior competição da categoria no planeta. “No Brasil é a única que reúne os 27 estados brasileiros, dando condições reais de participação de todos. A CBC, através das parcerias com o Banco do Brasil e Ministério do Esporte oportuniza passagem aérea, hospedagem, alimentação para todas as duplas que vem jogar e representar o seu estado. Esse é um diferencial. Por esse motivo temos os 27 estados. Até 2012 tínhamos 4, 5 estados participando porque as pessoas não conseguiam viabilizar recurso pra ir. Essa parceria garantiu uma competição nesse nível”, argumentou.

 

Coordenador das categorias de base do vôlei de praia da CBV, Franco Neto, que já foi atleta da categoria, destaca a importância de se investir nas categorias de base. “Vim de uma geração que a gente não teve a oportunidade de ter campeonatos nessa categoria. Na época o esporte era muito novo e o trabalho que a Confederação está fazendo, junto com o Banco do Brasil, é um trabalho fantástico porque começou a detectar a importância da renovação do esporte, com novos atletas. Não tem dúvida de que a continuidade desse projeto vai proporcionar a renovação e o surgimento de novos atletas. Esse é o nosso intuito.”

 

Tocantins

Das duplas tocantinense, Nayara Cassimiro e Jéssica foram as que chegaram mais longe, nas oitavas de final. Nayara explica as dificuldades enfrentas nos jogos. “Aqui em Palmas a gente quase não treina com meninas que atacam forte, sacam forte. A gente tem o básico para qualquer campeonato. Então quando no campeonato tem alguém que muda o jogo, é complicado mesmo. Elas fizeram o jogo delas e foram superior. A gente vai tentar puxar esse tipo de jogo pra gente. Com ataque mais forte, chamar pessoa pra treinar com a gente pra gente não se surpreender nos campeonatos”, esclareceu.

 

Seleção Brasileira

Acompanhando de perto a competição, o técnico da Seleção Brasileira de base masculina, Marco Antônio Albuquerque elogiou o nível dos atletas. “O surgimento desses atletas, com os que já existem, pra gente da seleção brasileira é muito bom. A gente está vendo um progresso do atleta”, e acrescentou. “O nível melhorou muito. Não teve um jogo ruim. Jogos muito bons, e a tendência é melhorar cada vez mais.”

 

Circuito

Palmas foi a primeira de cinco etapas da temporada do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia Sub-21 deste ano. Nos três dias de competição, que iniciou na sexta-feira,9, 54 duplas competiram em 102 jogos. As próximas etapas são em Maringá (PR), Salvador (BA), Maceió (AL) e Fortaleza (CE).

 

Comentários (0)