O Tocantins obteve uma redução de 9% de detecção de casos de hanseníase no período de 2010 a 2011. Os 139 municípios do Estado foram incentivados a realizarem ações de mobilização, educação em saúde e identificações de casos novos da doença no último dia 29, que foi comemorado o Dia Mundial de Combate a Hanseníase.
Segundo informações da Secretaria de Saúde- Sesau, a redução dos casos foi considerada resultado da eficiência dos serviços de saúde e da busca ativa de pacientes e tratamento dos mesmos. Os projetos realizados em parceria com a Assessoria Técnica Regionalizada, um grupo de profissionais de saúde que percorre o Estado para levar atendimento e capacitar os profissionais, resultam na melhoria de vida e saúde da população.
Carreta Morhan
Na última semana de janeiro a Semus, junto com o Movimento Nacional de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase-Morhan e a Sesau realizaram a Semana de Prevenção e Combate à Hanseníase na Feira Coberta do Jardim Aureny I.
Na ocasião, foram diagnosticados 14 casos de infeções da doença, e para algumas pessoas foram solicitados exames laboratorias para confirmação da hanseníase. Houve ainda tratamento de hipertensão e diabetes, bem como fisioterapia e enfermagem.
A Carreta da Saúde é um veículo de 20 metros de comprimento, equipado com cinco consultórios e um laboratório para realização de exames de diagnóstico.A carreta Morhan percorre todo o Brasil, atendendo solicitação das prefeituras e trabalha com cinco médicos e um laboratório para diagnóstico. O veículo realizou atendimentos em Palmas e estave nos municípios de Fátima e Oliveira de Fátima e em Formoso do Araguaia. (Com informações da assessoria)
Comentários (0)