Perfil de meme faz sucesso nas redes sociais e criadores entram na tendência

Os memes podem parecer conteúdos simples, mas o fluxo da web consegue valorizar essa categoria de humor

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Pixabay

A cidade de Gurupi, localizada no sul do Tocantins, conta com menos de 100 mil habitantes e é conhecida pelo destaque no setor agroindustrial. Entretanto, nos últimos meses, os memes também começaram a ganhar espaço na região. O perfil Gurupi Memes chamou atenção na internet por, além de dar notícias da região, também compartilhar conteúdos de humor relacionados com o comportamento dos moradores. Na verdade, esse perfil está apenas seguindo uma tendência que vem crescendo no Brasil e no mundo.

 

Os memes são conteúdos produzidos em diferentes formatos, seja imagem, vídeo ou até mesmo gif, com o objetivo de ironizar ou fazer graça do cotidiano das pessoas. Esse termo, como explica pesquisa feita pelo time de conteúdo da Betway, nasceu nos anos 70, mas foi redefinido pela internet em 1999. Atualmente, ele é popular nas redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros, como o Instagram, o Twitter e o WhatsApp.

 

No Tocantins, o destaque principalmente vai para o perfil Gurupi Memes, que conta com mais de 25 mil seguidores no Instagram. O grupo criou a página para fazer graça de algumas situações da cidade, mas o sucesso fez com que o alcance das postagens rendesse mais atenção. Atualmente, se você visita o perfil, é possível rir dos memes, mas também acompanhar algumas notícias de Gurupi e de outras regiões do Tocantins.

 

Essa parece ser a tendência da internet na atualidade, com o humor ganhando espaço nas redes sociais e abrindo porta para novos conteúdos. Inclusive, o grupo Gurupi Memes criou outras páginas em redes sociais para variar o conteúdo postado. Como a região e todo o estado é rico culturalmente, como mostra o site oficial do Governo de Tocantins, não faltam informações e acontecimentos para a criação de memes. A ideia tem funcionado bem, e não apenas entre os tocantinenses, mas em diferentes partes do mundo.

 

Memes estão valendo milhões

 

Nos últimos anos, os memes deixaram de ser meros conteúdos online para se transformarem em produtos de alto valor. O artigo produzido pela Betway explica que essa mudança vem com o recente sucesso do Non-Fungible Token (NFT), que em tradução livre seria Token não fungível. Esse é um certificado digital que garante a posse de um conteúdo digital, não podendo ser danificado ou destruído. Assim, o mercado digital começou a realizar leilões para vender pedaços da internet.

 

Os memes foram os principais alvos, e também os que renderam uma boa quantia de dinheiro para as pessoas. Em 2020, por exemplo, o popular meme Nyan Cat foi arrematado por cerca de US$ 590 mil, e ele não foi o mais caro até hoje. Em junho deste ano, segundo notícia do site Olhar Digital, o Doge foi comercializado pelo incrível valor de US$ 4 milhões. Isso é apenas o começo, pois as comercializações devem continuar a crescer no futuro próximo.

 

Valorização dos criadores de conteúdo

 

Esses valores podem servir de incentivo para os criadores de memes, seja no exterior ou até aqui no Tocantins. Perfis em redes sociais focadas no assunto, como é o caso da Gurupi Memes, contam com muitos seguidores e possuem um forte alcance na internet. Se ainda não é possível vender um meme, existe também a possibilidade de patrocínios nas páginas mais populares. Como mostra a reportagem do site R7, essa é uma tendência que já está acontecendo, principalmente no Instagram.

 

A internet criou novos setores, como o e-commerce e o streaming, além de também ter reinventado algumas formas de negócio. Os memes podem parecer conteúdos simples, mas o fluxo da web consegue valorizar essa categoria de humor. Quanto maior o alcance de um conteúdo, seja meme ou não, maior o interesse de marcas nesse formato de mensagem. Assim, é preciso exaltar toda a capacidade e criatividade que existe nesse perfil do Instagram focado no interior do Tocantins.

Comentários (0)