Os principais partidos envolvidos na disputa eleitoral do ano que vem estão todos com seus institutos de pesquisa contratados, e medindo humor e preferência do eleitorado para a disputa ao governo no ano que vem. É fato: as pesquisas, principalmente as qualitativas, vão nortear as ações da pré-campanha que começa em janeiro.
A pesquisa do instituto Ipespe – publicada na Folha de S. Paulo sábado, 26, e detalhada em tabelas na Folha Online, repete as posições já conhecidas: Siqueira em primeiro, Kátia em segundo. A novidade é que o governador Carlos Gaguim, com pouco mais de três meses no governo desponta como o nome mais competitivo da base aliada do governo Lula.
É um fator importante a considerar, uma vez que o pré-candidato do governo é o senador João Ribeiro (PR), que tem recebido do governador demonstrações públicas de apoio. Por outro lado não se pode desconsiderar o discurso do presidente do PMDB, Osvaldo Reis de que o partido quer candidatura própria ao governo.
O prefeito Raul Filho (PT), também aparece bem na pesquisa, e pode ser uma alternativa de candidatura própria do partido do presidente no Estado. O que a Folha não publica são as nuances que só as pesquisas qualitativas demonstram.
Questionando o Ipespe
O Ipespe, cujos números foram publicados pela Folha, tem sido desqualificado pelos partidos da base do presidente, por ser o instituto contratado para pesquisar o cenário para o PSDB, do governador José Serra. Mas ainda que os números possam variar de instituto para instituto, as posições não mudam. Qualquer pesquisa tem dado Siqueira e Kátia na frente, seguidos pelos três nomes da base aliada: Gaguim, Raul e João.
O senador João Ribeiro (PR) – através de sua assessoria de imprensa - considera que a pesquisa não tem credibilidade. “O Ipespe é vinculado ao DEM, não tem credibilidade. O Antonio Lavareda é consultor político do DEM há mais de 12 anos”
Pré-campanha vem aí
De olho nos números, cada pré-candidato vai colocar seu time em campo a partir de janeiro. O ex-governador Siqueira Campos já está se movimentando, e saiu na frente na corrida. Seus adversários, no entanto, lembram que a campanha de 2006 começou com intenções para Siqueira na casa dos 68%.
A senadora Kátia Abreu (DEM), que quer ser fortalecer na disputa, também já anunciou que vai à luta a partir de janeiro. O governador Gaguim também, em entrevista do Portal CT, ainda no exterior, manifestou decisão de percorrer o Estado a partir de janeiro.
Ainda que faça todas as suas movimentações na condição de governador e não de candidato à reeleição, é inegável que Gaguim já mostrou reunir todas as condições de ser o candidato da base do presidente Lula. Mas para isto, terá que juntar todos os partidos aliados em volta de si. Isto por que a força maior - segundo os números - ainda é de Siqueira e Kátia.
Comentários (0)