A cerimônia de posse dos vereadores eleitos é a primeira que acontece hoje, às 16 horas no Espaço Cultural em Palmas. São doze os vereadores que passam a exercer o mandato a partir deste mês. Reeleitos, permanecem na Casa, Carlos Braga, o mais velho dos parlamentares, Ivory de Lira, Hermes Damaso e Wanderlei Barbosa. Na leva de novos vereadores chegamo mais votado, radialista Valdemar Jr., o empresário Fernando Rezende, segundo mais votado, Milton Néris, mais votado da base do prefeito. Aurismar Cavalcante e Lúcio Campelo são os dois eleitos pela União do Tocantins.
Além deles serão empossados Divina Márcia (foto), a única mulher entre os parlamentares, e José do Lago Folha, de um lado. E completando o time da base do prefeito, o vereador Bismarque do Movimento. Quem abre a solenidade é o vereador Valdemar Jr., por ser o mais votado. É ele quem dá posse aos demais vereadores. Uma vez cumprido este rito, a sessão da Câmara ( o Espaço Cultural é sede do legislativo por um dia) é suspensa para eleição da Mesa Diretora.
Numa sala reservada, acontece a eleição, cargo a cargo, para ocupar as vagas da mesa diretora.As cédulas devem ser preparadas entre 15 e 16 horas, já que o registro de postulações, individuais ou coletivas (chapa completa), acontece até uma hora antes da votação. Uma vez eleita a mesa diretora, seus integrantes retornam ao plenário para dar posse ao prefeito eleito, Raul Filho, e a vice-prefeita Edna Agnolin. Segundo fontes ligadas ao prefeito ele dará posse ao seu secretariado logo em seguida.
Pouco se sabe sobre os nomes, embora as especulações sejam grandes. O ex-deputado federal Darci Coelho é o único anunciado e confirmado previamente. Mas a aprovação do reajuste da Planta Genérica de Valores passou por acertos quanto ao secretariado. Uma fonte da base do prefeitoouvida ontem pelo Blog da Tum, em off, confirmou que houveram pressões para manter a base unida em torno do nome de Wanderlei Barbosa pela presidência. Entre alguns acertos feitos, está a manutenção de pastas ligadas a vereadores da base governista. O que indica que possivelmente pouca coisa muda na equipe de Raul. Pelo menos neste início de governo.
Roberta Tum
Comentários (0)