A história do Tocantins é marcada pela busca de alternativas para a consolidação de uma nova opção para a população do norte do país. Através do artigo 13 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição, em 05 de outubro de 1988 foi concretizada a criação do Estado pela Constituição, com o desmembramento do Estado de Goiás. No dia 1º de janeiro de 1989 foi instalado o Estado.
A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) que foi criada em 28 de fevereiro de 1989 acompanha a história, nesses 23 anos de luta pelo desenvolvimento do Estado e principalmente, pela melhoria das condições de vida nos municípios tocantinenses. O avanço da infra-estrutura e o incentivo à produção podem ser destacados como indicadores em crescente desenvolvimento nesses anos.
A autonomia e valorização do potencial turístico dos municípios é um destaque positivo e evolutivo. Para o presidente da ATM e prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino Gomes Neto (PR), o momento é propício para o crescimento do Estado. “A Associação acredita que fortalecer os municípios é a principal contribuição para o Tocantins”.
O investimento nos municípios e a descentralização da gestão administrativa são pontos que melhoram a vida dos munícipes. Nessa trajetória, os municípios são os detentores das riquezas sustentáveis proporcionando assim, grandes investimentos e a oportunidade de negócios para o Tocantins.
Desde as oportunidades de negócios para a capital Palmas passando pela pecuária, agricultura, piscicultura, extrativismo, mineração e outras atividades desenvolvidas e que movimentam a economia do Estado, é nos municípios que se dá a geração de renda e crescimento comercial e industrial.
O papel fundamental e contribuição dos municípios para crescimento do Estado começou desde a implantação. Localizada na região central do novo Estado, Miracema foi escolhida como capital provisória. A primeira Constituição do Estado foi feita nos moldes da Constituição Federal e promulgada em 5 de outubro de 1989. Foram criados mais 44 municípios além dos 79 já existentes. Atualmente, o Estado possui 139 municípios.
Norte de Goiás
O norte de Goiás deu origem ao Estado do Tocantins. No início, a atribuição fazia jus ao fator geográfico integrando a região das Minas dos Goyazes na época dos descobrimentos auríferos, no século XVIII. Historiadores relatam ainda, o norte do Goiás já foi conhecido também, como um dos grandes produtores de ouro. Depois disso, a região começou a ser vista como um local pobre com indicadores de involução social e também de atraso econômico.
Descoberto o ouro, a região passa, de acordo com a política mercantilista do século XVIII, a ser incorporada ao Brasil. O período aurífero foi brilhante, mas breve. E a decadência, quase sem transição, sujeitou a região a um estado de abandono.
O Estado nasceu em prol da busca da autonomia política do norte goiano. Em julho de 1987 o atual governador do Estado e deputado federal na época, José Wilson Siqueira Campos, entregou ao presidente da Assembléia, o deputado Ulisses Guimarães, a fusão das emendas para a criação do Estado.
Os senadores, deputados federais e estaduais, governador, vice e também os prefeitos, foram escolhidos na primeira eleição do Estado, em 15 de novembro de 1988, realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás. (Da Assessoria)
Comentários (0)