A manhã desta terça-feira, 10, em Brasília é de grande movimento em torno do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, que começa logo mais às 14 horas. Desde a tarde de ontem, segunda-feira, um bom número de prefeitos chega à capital, vindos das mais diferentes regiões do País. Em Brasília a expectativa maior em torno da fala do presidente Lula, é a proposição de repactuar os débitos das prefeituras com o INSS, gargalo que afeta boa parte das administrações.A proposta seria de reparcelamento em até 240 meses, das dívidas que os municípios já têm.
A expectativa é boa. "A gente vem mais para ouvir", disse o prefeito de Barra do Ouro, Gilmar Cavalcante (PMDB), que aterrisou em Brasília nesta terça-feira de manhã. Prefeito de um município pequeno, com cota de participação de 0.5%, Cavalcante avalia que os pequenos municípios dependem muito de parcerias e programas com o governo federal.
João Batista de Oliveira (DEM), prefeito reeleito de Fortaleza do Tabocão, também chegou cedo à Capital federal. Administrando um município que recebeu em 2006 endividado e levou 90 dias para organizar, o prefeito é um otimista. "Não gosto de ouvir alguns companheiros reclamarem de dificuldades.A solução é trabalhar com a receita que o município tem", avalia.
Sobre o encontro o prefeito destaca que "é algo novo, por que é a primeira vez que recebemos uma convocação do Palácio do Planalto. A expectativa de um encontro com o presidente é grande. Espero absorver o máximo de informação", avalia o democrata (foto).
Entre as demandas trazidas pelo prefeito está a necessidade de intensificar o combate à Doença de Chagas, ainda frequente na sua cidade. "Para precisamos investir em habitação na zona rural. Fizemos um convênio com a Funasa em 2006, mas foram poucos recursos. É preciso que os investimentos sejam mais agressivos", conta. Outro desejo do prefeito é aumentar o investimento em infra estrutura.
O credenciamento acontece pela manhã no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Do Tocantins, boa parte dos prefeitos já chegou. Alguns chegaram à Brasília ontem, mas muitos vieram nos vôos da Gol e TAM que sairam na madrugada de terça-feira de Palmas. Os prefeitos ouvirão a mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva às 14 horas, quando acontece a abertura oficial. Dentro da programação estão painéis informativos sobre os programas do governo federal. A ministra Dilma Rouseff fala aosprefeitos amanhã.
Roberta Tum
Comentários (0)