Prefeitura encara o desafio e começa adequar transporte coletivo na segunda

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Um dos grandes problemas apontados pela comunidade durante o período eleitoral -  o transporte coletivo - passa a ser alvo de mudanças por parte do poder público municipal a partir de segunda-feira, 9. Na época, o prefeito Raul Filho, então candidato a reeleição, ouviu reclamações, visitou as empresas de transporte (foto) e viu as pesquisas apontarem a necessidade de enfrentar os problemas do transporte coletivo da Capital.

A decisão de começar logo no início deste segundo mandato foi tomada. A notícia chegou ontem, sexta-feira, 6, através de um release da assessoria de comunicação da Prefeitura de Palmas, informando mudanças que vão desde a fusão de linhas, até o aumento da quilometragem em linhas em que a falta de agilidade está provocando reclamações dos usuários.

Quem vai sentir primeiro a mudança são os moradores da região Norte da cidade. Até esta semana os moradores das Arnos, região muito próxima do centro da cidade, não conseguiam ir até a JK sem tomar dois ônibus, passando pelo transbordo na Estação Apinajé. A partir de segunda-feira, isso muda. As linhas 4 e 16 serão fundidas, aumentando mais de 6 mil km rodados ao mês.

Segundo informações da ATTM - Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade, serão sete linhas ao todo a passar por mudanças. Estas linhas representam 30% de todo sistema e terão um aumento de mais de 15 mil km rodados ao mês. O objetivo segundo a prefeitura é diminuir o tempo de espera e facilitar o acesso. Na linha 6, por exemplo, a quantidade de ônibus aumenta nos finais de semana, e o tempo de espera cai de 40 para 30 minutos.

A linha 18, que liga as Arses ao centro, via estação Krahô terá o acréscimo de quatro horários, e o tempo de espera reduzido. A linha 10 ganha um carro a mais no horário de pico, o que reduz também a espera. Os comerciantes de Taquaralto também foram atendidos com alteração na linha 02, que agora passa a percorrer toda a avenida Tocantins, aquecendo o comércio.

Mesmo que as alterações promovidas a partir da próxima semana não sejam profundas, uma coisa fica clara: a gestão do prefeito Raul Filho está admitindo a existência do problema, e encarando o desafio de começar a resolvê-lo. A preocupação em receber as reclamações também é um diferencial, evidente na criação de um telefone para reclamações: 2111-4210.

Se muita coisa no sistema de transporte coletivo não pode ser alterada em função de concessões e permissões que engessaram a gestão municipal, há outras que se pode fazer. Entre elas está a solução dos pontos de estrangulamento do sistema,  a fiscalização às empresas, e a obrigação de atender satisfatoriamente o usuário.

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