Aumento da qualidade, competividade e disseminação de conceitos e práticas de gestão foram reconhecidas nesta segunda-feira, 17, pelo Sebrae Tocantins no Prêmio MPE Brasil, etapa estadual, no auditório do colégio São Francisco, em Palmas. Na categoria “Comércio”, a vencedora foi a empresa Distribuidora Royal Center, na categoria “Serviços de Saúde” Instituto Harmonia, na categoria “Turismo” o prêmio foi para Rota da Iguana e na categoria “Serviços” o troféu foi para Triângulo Contabilidade. Os quatro vencedores do Tocantins vão participar da cerimônia de premiação nacional no próximo dia 25.
Na edição desse ano, 2.528 empresas se candidataram ao Prêmio MPE. “Quando o Sebrae fomenta ações como essa, é para que essas empresas continuem crescendo e gerando renda. Desejamos que a empresa permaneça e se torne um legado para família através da sua gestão de excelência”, afirmou a superintendente do Sebrae Tocantins, Márcia Rodrigues, que acompanhada do vice-governador, João Oliveira, dos diretores técnica, Mila Jaber, e administrativo, Jarbas Luís Meurer, do Sebrae Tocantins entregou os troféus aos vencedores.
Para o vice-governador, João Oliveira, o prêmio mostra aos micro e pequenos empresários que uma boa gestão traz a oportunidade de crescimento. “Hoje nós estamos vendo o resultado daqueles que procuraram inovar. E o Estado está incentivando o crescimento de cada empresário. Isso pra nós é importante porque essas empresas contribuem para o aumento da arrecadação e o crescimento da empregabilidade”, comentou João Oliveira.
Experiências
De acordo com o empresário Paulo Raimundo Pinheiro Marinho, da Distribuidora Royal Center, o prêmio trouxe para sua empresa organização, técnica e inovação. “Vemos a satisfação dos clientes e colaboradores, por meio da importância que colocamos nos valores da instituição casado com o apoio que recebemos do Sebrae”, destacou o empresário vencedor na categoria “Comércio”.
A experiência de participar do Prêmio MPE e ser vencedora nacional no ciclo passado foram compartilhadas pela educadora Maristela Chiappin. “O maior legado que a empresa recebe não é o de ganhar o prêmio, mas receber o autodiagnóstico e traçar sua trajetória, seu planejamento”, afirmou Maristela que é diretora do Grupo Educacional Caminho do Saber. A vencedora do ciclo 2012 na categoria “Educação” destacou, durante a cerimônia, ações desenvolvidas pela sua empresa que mudaram a partir da experiência de participar do prêmio. “Hoje temos um prédio sustentável que reaproveita 15 mil litros de água da chuva para as descargas. Isso não só contribui com meio ambiente como resulta em economia financeira”, exemplificou.
Prêmio
As empresas foram avaliadas pela qualidade da gestão, capacidade empreendedora, sendo utilizada a metodologia do Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O Prêmio MPE Brasil funciona como um incentivo às micro e pequenas empresas brasileiras, reconhecendo a importância e os resultados alcançados com a utilização dos conceitos de gestão, excelência e qualidade. Mais do que ter uma avaliação da gestão, a iniciativa espera promover a competitividade onde se identifica pontos de melhorias para evolução dos negócios em diferentes setores da economia.
Comentários (0)