Presidentes e governador se reúnem no Cantão

O Cantão foi palco no sábado, 23, de uma reunião de cúpula dos partidos da base governista, representados em sua maioria pelos presidentes das siglas. Segundo informações extra-oficiais obtidas pelo Site Roberta Tum, o governador queria ouvir o posic...

Uma reunião de cúpula, para conversar sobre sucessão e debater as estratégias de formação e anúncio da chapa majoritária que disputará as eleições deste ano, aconteceu neste sábado, 23, no Cantão. O convite partiu do próprio governador Carlos Gaguim (PMDB), aos presidentes de partido da base aliada.

 Conforme informações obtidas pelo Site Roberta Tum, de duas fontes distintas, uma das questões debatidas é afinar o discurso em uma só direção. Ter vários pré-candidatos possíveis ao governo, segundo avaliação de gente próxima ao governador, está atrapalhando, mais do que ajudando. E a indefinição pode favorecer o crescimento da candidatura do ex-governador Siqueira Campos (PSDB) no interior do Estado.
 

Não há confirmação de participação do presidente do PT, Donizete Nogueira nesta conversa, nem de outro representante do prefeito Raul Filho. Até por que o PT não integra a base de Gaguim no governo, embora a deputada Solange Duailibe tenha votado no governador e componha a mesa diretora da Assembléia Legislativa na condição de vice-presidente.

 Afunilando

 Mesmo que a chapa não seja anunciada nas próximas semanas, a tendência é que a conversa vá afunilando para definição do nome do candidato. De sua parte, o governador quer saber quem fica efetivamente no barco do governo quando abril chegar. Isto por que embora “casados” no papel (leia-se composição de governo e indicações no Diário Oficial), os partidos tem conversado livremente com representantes de outras forças políticas, através de representantes.

 Do próprio PMDB - já caiu nas rodas políticas – tem gente grande conversando com representantes do ex-governador Siqueira Campos (PSDB). Assim, se o governo não agir rápido para garantir com que aliança vai às urnas, pode ter surpresas desagradáveis.
 

Kátia na vice

Da reunião do Cantão, segundo apuramos, não saiu chapa fechada. Mas uma conversa bem encaminhada. Se houver confirmação nos próximos dias, do convite feito à senadora Kátia Abreu (DEM) para compor a vice do presidenciável José Serra (PSDB), a formação da chapa governista deve ser acelerada.
 

É que Siqueira sozinho já está na frente. E com Kátia vice, apoiando o tucano aqui, somando-se o apoio nacional de uma estrutura de campanha majoritária à presidente, a briga vai ficar no mínimo, interessante.

Comentários (0)