Programa Gestão da Qualidade para empresas contábeis é oferecido pelo Sebrae

O programa acontecerá em cinco etapas, iniciando em outubro de 2013 e se estendendo até março de 2015

Na próxima terça (01) será iniciado o Programa Gestão da Qualidade para empresas de serviços contábeis. O programa é uma metodologia do Sebrae direcionada para as micro e pequenas empresas deste segmento. O objetivo é disseminar a importância de um sistema de gestão voltado à qualidade, possibilitando ao gestor uma mudança pessoal e organizacional, além de uma visão estratégica do negócio, do gerenciamento por processos, da valorização das pessoas, da melhoria do ambiente de trabalho e da medição dos resultados por meio da definição de indicadores.

Para a analista do Sebrae e gestora do programa em Gurupi, Gabriela Tomasi, o programa visa elevar a qualidade nos serviços prestados e, consequentemente, a satisfação dos clientes atendidos por estas empresas. “A participação no programa contribuirá para a prospecção de novos clientes e as empresas participantes se destacarão como empresas comprometidas, já que o programa trabalha aspectos como responsabilidade e ética”, afirma.

O programa atenderá 15 empresas. As inscrições estarão abertas até o dia 27 deste mês e poderão ser feitas via Central de Relacionamentos 0800 570 0800 ou pelo telefone do Sebrae de Gurupi (63) 3312-4570 com Gabriela Tomasi.

 

Como funciona

O programa terá cinco etapas. Todas acontecerão com encontros presenciais e consultorias individuais para cada empresa participante. A ideia é trabalhar a teoria aliada à prática para que os empresários e seus funcionários possam efetivamente implantar a gestão de qualidade em suas empresas.

A primeira etapa – D’Olho na Qualidade - será realizada no período de outubro a novembro 2013 e visa desenvolver competências para compreensão da filosofia do 5S, conhecer e praticar o método D’Olho (descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida), a fim de implementá-lo na empresa, combatendo o desperdício, otimizando os recursos, melhorando o bem estar físico, mental e social de todos, bem como respeitando a relação com o meio ambiente.

A segunda etapa - Fundamentos da Excelência acontece de fevereiro a abril de 2014. Nesta etapa serão trabalhados os fundamentos da excelência e a gestão da qualidade como uma estratégia para alcançar um modelo de excelência em gestão: diagnosticar a situação da empresa em relação aos fundamentos da excelência; definir e implementar um conjunto de indicadores de desempenho empresarial; aplicar o ciclo PDCA ( planejar, desenvolver, checar e agir) e envolver-se na melhoria do modelo da sua empresa.

De junho a agosto de 2014 será realizada a terceira etapa que abordará o tema Parcerias Eficazes. Nela serão abordados temas como: a compreensão e estabelecimento de relações de parcerias entre a empresa e seus clientes, fornecedores, sociedade, sócios e colaboradores. Dentro deste tema será estudado o estilo de liderança que favoreça o fortalecimento de parcerias, bem como monitoramento e acompanhamento das relações com as partes interessadas e os resultados alcançados.

Na quarta etapa – Os processos – setembro a novembro de 2014, será abordado o funcionamento de um sistema baseado em processos e os conceitos que os fundamentam, visando a implementação para atingir a excelência da empresa, bem como a aplicação do Método de Análise e Melhoria de Processos.

Por fim, a etapa - Visão Estratégica - janeiro a março de 2015. Nela serões estudados a importância da visão estratégica e da necessidade de medir o desempenho da empresa, o pensar e agir estrategicamente no dia a dia empresarial e a análise dos elementos fundamentais para definir e elaborar um planejamento estratégico.

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