Com o lema “busca onde sobra, leva aonde falta”, o trabalho do programa Mesa Brasil vai além da doação de alimentos. Os cerca de 20 representantes de entidades sociais presentes no primeiro encontro de uma série de palestras, realizadas pelo Sesc, nesta sexta-feira, 19, no Centro de Atividades em Palmas, perceberam que a responsabilidade social é um dos objetivos do Mesa Brasil.
As próximas palestras serão ministradas pelos próprios representantes das entidades. As duas iniciais contaram com a participação da assessora de Cultura do Sesc e formanda em Administração, Gláucia Tatiane da Silva, e pela nutricionista Waneyla Cavalcante. “Essas palestras são atividades socioeducativas e uma oportunidade para as entidades mostrarem seu trabalho. Os temas centrais dos encontros já agendados são nutrição e serviço social”, explica a assistente social do Mesa Brasil, Érica Miranda.
Responsabilidade Social
A palestra ministrada por Gláucia Tatiane é fruto de uma pesquisa realizada como trabalho de conclusão do curso de Administração pela Universidade Federal do Tocantins. “O objetivo foi identificar as práticas do Mesa Brasil e analisar se podem ser caracterizadas como ações de responsabilidade social”, conta a formanda, que é colaboradora do Sesc.
Gláucia concluiu que as atividades do programa do Sesc podem ser consideradas como ações socialmente responsáveis e enfatiza: “As empresas influenciam a comunidade de maneira financeira, ambiental, econômica e social. Portanto, analisar as práticas dessas empresas deve ser de interesse de todos”, comenta.
A palestra da nutricionista Waneyla Cavalcante tratou da manipulação e seleção dos alimentos arrecadados e doados pelo programa Mesa Brasil. “Muitas vezes recebemos alimentos já manipulados pelas empresas, então, nossa intenção é mostrar como deve ser esse procedimento”, disse a colaboradora.
Mesa Brasil
O Mesa Brasil é um programa pioneiro no combate à fome e ao desperdício de alimentos: retira onde sobra, entrega onde falta e educa quem recebe para melhor aproveitá-los. O programa redistribui alimentos excedentes próprios para o consumo ou sem valor comercial, direcionado a prestação de serviços às comunidades carentes e tem como principal objetivo integrar empresas, instituições e voluntários, num esforço ímpar de diminuição das carências nutricionais e desperdício de alimentos.
Comentários (0)