A sala de aula da Escola Estadual Vale do Sol esteve lotada, no último sábado, de crianças e adolescentes da região Sul de Palmas. Direcionados pelo músico Marcio Bello, do grupo Tambores do Tocantins, os estudantes aprenderam a confeccionar e a tocar instrumentos de percussão tradicionais, como o caxambu, fuxico e xequerê, feitos de cerâmica, pele de animal e cabaça.
De iniciativa do ponto de cultura A Barraca Cia Experimental de Artes, por meio do projeto Cultura de Paz, as atividades acontecerão por três meses, todos os sábados, na sede da escola, de 8 ao meio-dia. Além de aprender a confeccionar os seus próprios instrumentos, os estudantes ainda participaram de exercícios de percussão corporal, como forma de iniciação para a atividade de percussão.
Professor da oficina de percussão, Marcio Bello aponta que a primeira aula mostrou que muito pode ser feito através do projeto. “Passo a passo seguimos levando a cultura em todos os cantos com todos os toques e ritmos. Estou muito feliz com o resultado da primeira aula e vamos aprender muito mais. Eles vão ganhar mais habilidade para esse trabalho e vão se tornar independente para que possam multiplicar o que estão aprendendo aqui e multiplicar para a sua comunidade”, expressa o artista.
Aluno do projeto há dois anos, Natália Rodrigues já fez teatro, dança e música com A Barraca e acredita que a sua história mudou, desde então. “Eu era muito tímida e as aulas me ajudaram a ser mais sociável. Sem falar que hoje eu gosto mais de cultura e também aprendi a cuidar mais do trânsito da minha cidade”, afirma. Presidente do ponto de cultura, Magna Carneiro, fala da importância da arte aliada à educação. “O objetivo é firmar valores. Trabalhamos com temas como o trânsito e queremos que eles repassem essa ideia para a sua comunidade”, ressalta.
Teatro
Além das aulas de percussão, A Barraca oferece também aulas de teatro gratuitas para as crianças da região, ministradas pelo palhaço e ator Magno Alves, da dupla Batatinha e Cocada. As turmas de teatro são oferecidas, de segunda e quarta, das 8 às 11 horas, também na Escola Estadual Vale do Sol. As inscrições, para ambas as modalidades de curso, já estão abertas na coordenação do colégio no período da manhã ou pelo telefone 8426-4494. As oficinas culminarão na montagem de um espetáculo de teatro com a temática educação para o trânsito.
O projeto foi contemplado pelo edital de redes de ponto de cultura, do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, por meio da parceria com a Prefeitura Municipal, via Fundação Cultural de Palmas (FCP).
Instituição
A Barraca Cia Experimental de Artes foi criada em 2002 e surgiu da necessidade de um grupo de artistas em fomentar a cultura de modo geral, mais precisamente a arte-educação voltadas para o atendimento a crianças, adolescentes e jovens com a temática da educação para o trânsito. O grupo é formado pelas atrizes e arte-educadoras Magna Carneiro, Cleuda Milhomem, Poliana Alves, Leidiane Martins, e pela jornalista e cantora Cinthia Abreu.
Comentários (0)