Hoje (16) é o último dia para candidatos a uma das bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) realizarem inscrição para o processo seletivo. Estão sendo ofertadas 134.329 vagas, sendo 69.482 bolsas integrais e 64.847 parciais, para 10.821 cursos em 952 faculdades e universidades privadas.
As inscrições podem ser feitas até às 23h59, no horário de Brasília, através do site do Prouni. Para participar é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente e atingido média igual ou superior a 450 pontos na soma das provas objetivas, maior que zero na redação e não tenha diploma de ensino superior.
No ato da inscrição, os candidatos podem selecionar o tipo de bolsa (integral e parcial), modalidade (ampla concorrência ou cotas), curso, turno, instituição de ensino e localidade que desejam concorrer. Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica que integram o quadro de pessoal permanente de instituição pública, também podem participar.
Tem direito às bolsas integrais (100%) quem tem a renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário-mínimo. Já para as bolsas parciais (50%), um dos critérios é ter renda de até três salários-mínimos por pessoa. Em ambos os tipos, é necessário ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, desde que na condição de bolsista integral da instituição.
Os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das duas chamadas podem manifestar interesse em participar da lista de espera nos dias 17 e 18 de agosto, que terá convocação em 20 de agosto.
Confira, abaixo, o cronograma Prouni 2021.2
Inscrições: 13 a 16 de julho
Resultado da primeira chamada: 20 de julho
Comprovação das informações: 20 a 28 de julho
Resultado da segunda chamada: 03 de agosto
Comprovação das informações: 03 a 11 de agosto
Inscrições na lista de espera: 17 e 18 de agosto
Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino: 20 de agosto
Comprovação das informações: 23 a 27 de agosto
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Comentários (0)