PT fica com Valtenis e disputa terá duas chapas

...

O PT bateu o martelo na tarde de ontem, sábado, 17, após o que Donizete Nogueira, presidente regional do partido considerou "um bom debate". Os sete prefeitos do partido, aptos a votar na eleição da ATM - Associação Tocantinense de Municípios, receberão uma recomendação do partido para votar na chapa de Valtenis Lino, prefeito de Santa Fé. "Vamos nos reunir com ele na manhã deste domingo, para oficializar  a nossa posição", informou Nogueira, a noite ao Blog da Tum.

Convidado pelas duas chapas a compor a diretoria, o PT optou por Valtenis numa decisão esmagadora: 13 votos favoráveis, um contra e uma abstenção. Votaram não só os sete prefeitos com direto à voto (na verdade quatro prefeitos estavam presentes,dois vices, e o sétimo não compareceu). Os membros da executiva (a abstenção aconteceu aí) presentes votaram. Nilton Franco tinha dois votos na semana passada. Manteve um, e o outronão compareceu.

No pacote de condições pontuadas pelo PT para o apoio a Valtenis estão alguns itens interessantes. O principal deles é a "Marcha dos Prefeitos para Palmas". Explicando, Donizete Nogueira informou não querer com isso causar constrangimento às autoridades federais ou estaduais. "Queremos sensibilizar tanto as autoridades constituidas, quanto as concessionárias de serviços públicos, da realidade vivida pelos municípios. Afinal as pessoas moram nos municípios".

Indagado se pretende compor a chapa de Valtenis, Donizete disse que sim, e informou que o partido indicará um nome. Questionado se haveria algum incômodo em compor chapa com o DEM, uma vez que dois prefeitos do partido estão acomodados no grupo de Valtenis, Donizete disse que não pretende "partidarizar a disputa". O presidente disse ainda que "a decisão não está ligada ao foco de correntes partidárias. Ambos os candidatos são respeitáveis  mas tomamos uma decisão e vamos recomendar que todos votem nesta chapa. Afinal não tem sentido o PT estarnuma chapa e o prefeito votar em outra", arrematou o dirigente petista.

Valtenis Lino comemorou a decisão ontem à noite, mesmo sem ter sido comunicado oficialmente do resultado."Graças à Deus. Agora nossa responsabilidade aumenta muito. Estamos tentando agradar a todos, e compor uma chapa unificada. Só ficou de fora o Nilton (Franco, de Pium), mas estou aberto até o final da tarde de domingo para dar a ele um espaço na chapa. A disputa é muito ruim, para todos, para quem ganha e para quemperde. Precisamos unificar a entidade", avaliou.

Roberta Tum

roberta@blogdatum.com

Comentários (0)