Uma resolução da comissão executiva estadual do PTN, datada do último dia 23, foi protocolada às 12h16 de hoje sob o número 20056/09, na Câmara Municipal de Palmas, jogando um balde de água fria nas pretensões de aliança do vereador José do Lago Folha Filho com o bloco de sustentação do prefeito Raul Filho na Casa. O documento assinado pelo presidente Júnior Luiz Aguiar tem amparo no artigo 24 do estatuto do partido e na prática determina que o PTN "participe dos blocos com os partidos integrantes da Aliança da Vitória" para formação de comissões nas câmaras municipais, e ainda "que os vereadores sigam as orientações e votações de acordo com o líder" destes blocos.
Se o PTN estava dividido até o meia dia de hoje, resolução acaba com a possibilidade de dúvidas sobre como o partido deve se portar. A resolução diz ainda em seu último parágrafo que "caberá às comissões executivas municipais", fazer cumprir a resolução. A resolução caiu como uma luva para os interesses do bloco de oposição ao prefeito na Câmara de Palmase foi encaminhada através de ofício endereçado ao presidente da Casa, vereador Wanderlei Barbosa.
Nas considerações feitas no documento estão: "considerando que o partido participou da colicação Aliança da Vitória no pleito de 2008 (...) considerando que os vereadores foram eleitos pelo partido para a legislatura 2009/2012 (...)considerando o que ficou deliberado em reunião da executiva estadual (...) considerando que a posição partidária do eleitor não pode ser mudada por interesses de estranhos...a comissão executiva estadual resolve (...)"
A determinação é dura, e alinha os vereadores de forma a manter a posição política adotada pelo partido quando definiu sua participação no pleito ao lado dos partidos de sustentação do governo. A dubiedade manifestada pelo vereador José do Lago Folha Filho (PTN) nos últimos dias, e a tentativa hoje pela manhã de referendar sua posição de integrar o bloco do prefeitojunto ao grupo do PTN metropolitano cairam por terra diante da resolução.
Procurado para falar sobre o assunto, logo após receber a notícia, na Câmara Municipal, o vereador Folha disse que faria uma consulta jurídica e logo após falaria à imprensa. Com o PTN no bloco, a oposição passa a ter cinco votos na briga pela composição das comissões. O empate, uma vez que o presidente não vota, favorece os candidatos mais velhos, na brigapela presidência em cada comissão. No bloco de oposição eles são, respectivamente, Carlos Braga e Fernando Rezende.
Comentários (0)