Já é voz corrente nas ruas e nos bastidores da política tocantinense que o comando do PTN estadual pode mudar de titular nos próximos dias, caso se confirme a informação de que a direção nacional intenciona trocar o presidente Júnior Luiz pela esposa do senador João Ribeiro, Cínthia Ribeiro à frente do partido.
O ex-deputado José de Abreu teria conhecido Cínthia num jantar com o senador há mais de um mês e ficado bem impressionado com a desenvoltura de sua esposa ao falar de política e de mobilização no interior do Estado. Fora do Brasil nos últimos dias, ela teria retornado e recebido convite feito pelo presidente nacional através do marido, senador João Ribeiro, com quem José de Abreu tem estreitado laços.
Se confirmada a mudança, o PTN definitivamente se alia ao senador, que vê crescer em torno de si uma gama de partidos atraídos seja pelo seu poder de articulação, seja pelo cumprimento dos compromissos políticos que assume.
Ao que tudo indica, a aproximação aconteceu entre a nacional do PTN e o prefeito Raul Filho, ao mesmo tempo que com Ribeiro, embora Zé de Abreu já conhecesse os dois de momentos diferentes. Raul, da primeira fase de aproximação do PTN com o paço municipal, via Júnior Luiz, que foi alçado à época ao posto de secretário extraordinário. Ribeiro, desde a campanha, quando o PTN sacramentou apoio à Siqueira.
A articulação que devolveu o PTN da capital à Folha, aproximou novamente os três: Ribeiro, Raul e Zé de Abreu.
Como nem Raul Filho, nem a deputada Solange Duailibe intencionam deixar o PT depois de toda a demanda jurídica e partidária que enfrentaram para ficar, a opção da nacional pode ser fortalecer a legenda no Estado via João Ribeiro. Para lá na frente sonhar em ter de fato deputado estadual e federal eleitos no Tocantins. Como se sabe, mesmo com toda estrutura oferecida a ele na campanha de 2010, Júnior Luiz, então candidato a deputado estadual não chegou ao final da disputa, desistindo após perder diretórios importantes no interior do Estado.
A dúvida é saber se a ligação pessoal que Júnior Luiz tem com o presidente resistirá aos acordos políticos já bastante adiantados para dar vida nova e fortalecer o partido no Estado.
Segundo fontes dentro do próprio PTN a mudança caminha para acontecer nos próximos dias.
Comentários (0)