É o preço que paga um “pobre” que depois de uma luta exaustiva, repleta de derrotas, paga por ter chegado ao poder. Definitivamente grande parte do povo brasileiro ainda não se conforma de que um representante da maioria tenha chegado lá. E o pior, não se conforma de não ter sido tão ruim assim, de um metalúrgico ter conseguido o respeito mundial tal qual um FHC da vida.
O governo Lula teve seus problemas. Grandes! Inclusive por representantes do próprio partido que o elegeu presidente. Mas muito pouca coisa atingiu a pessoa do Presidente. Somente agora um câncer na laringe. Agora sim essa tal parcela pode falar. Algo conseguiu fragilizar o ex-presidente. “Vamos aproveitar!”
“Vai tratar no SUS!” Eu sabia que ele fumava, além de encher a cara!”
Ele vai tratar no Sírio Libânes, por que é referência. Por que é um ex-Presidente que lutou pra conseguir condições para tal tratamento. Vai tratar lá como faria qualquer brasileiro que tivesse condições para tal. Tenho certeza que ele gostaria sim de estar se tratando no SUS, mas sinceramente fico pensando o que aconteceria se ele tomasse essa decisão...As mesmas pessoas que o criticam por não usar o sistema espalhariam seu veneno dizendo que seria marketing...que ele estaria trabalhando sua imagem popular para a próxima campanha.
Ele fumava, bebia...nada diferente do que fazem vários por ai. E tais hábitos contribuíram sim para o câncer. Mas mesmo fumando e bebendo ele conseguiu ser um dos líderes mundiais. Conseguiu, com todos os seus erros gramaticais, ser ouvido no mundo todo, mesmo sem conseguir resolver o eterno problema da saúde pública no Brasil, reflexo de vários fatores externos, que fogem completamente da esfera de competência de um governo popular e democrático.
Será que é ele o responsável por medicamentos vencidos atirados no lixo? Por aparelhos quebrados, pacientes abandonados?
Em meio do caos que vive a saúde pública o Brasil há décadas, o que mais me deixa indignada é o que leva uma pessoa a se aproveitar de um tumor para tentar desmoralizar outra pessoa. Para ironizar, criticar. Que pessoas são essas! Que ódio é esse! Que mágoa é essa!
Não defendo aqui ideologia nenhuma. Não sou petista, mas sei admirar um vencedor. Sei admirar a superação de um ser humano que lutou contra o capital dominante e que agora luta contra outro inimigo. Uma luta que tomou proporções ainda maiores, pois além do, quase inofensivo, tumor que toma sua laringe ainda enfrenta a inveja e o despeito.
É o preço! Força Lula!
Comentários (0)