A Apple é conhecida por fabricar notebooks de alta qualidade que justificam seu preço. Há mais de três décadas produzindo computadores de alto desempenho e performance inquestionável, a marca da maçã ganhou reputação de qualidade duradoura. Mas que tipo de longevidade você pode esperar de um MacBook Air e de um MacBook Pro?
Este artigo discute o que você pode esperar dos MacBooks com base no uso, quais fatores podem afetar sua vida útil e as medidas que são possíveis tomar para aumentar sua longevidade.
Então, antes de comprar um novo MacBook ou até mesmo considerar uma atualização, conheça melhor os modelos MacBook Air e MacBook Pro e siga estes conselhos para a melhor vida útil do seu dispositivo.
Se você não está familiarizado com as diferenças entre os modelos de MacBook, o MacBook Air faz parte da linha de ultraportáteis da Apple, sendo um dispositivo mais leve e mais fino que o MacBook Pro. Para uma gama de preços mais variada, você pode encontrar modelos novos e usados nos melhores marketplaces.
O Apple Macbook Air é ideal para os usuários que procuram leveza, portabilidade e não abrem mão do desempenho para tarefas do dia a dia, como navegação na Web, streaming de vídeo, uso de programas e edição básica de fotos. O MacBook Pro, por sua vez, é um Mac projetado para usuários que buscam desempenho máximo em gráficos e processamento. Indicado para editores de vídeos, fotógrafos, designers, programadores e gamers.
Vale destacar que neste ano a Apple lança o aguardado MacBook Air com tecnologia M4. O chip M4 estreou no final de 2024 no MacBook Pro – e o modelo Air, focado no consumidor, foi deixado para 2025. Sinais apontam para que o MacBook Air M4 também receba o mesmo aumento de 8 GB para 16 GB de RAM, o que beneficiará todo o sistema, não apenas o componente de IA. Portanto, neste ano o MacBook Air deve ver um aumento comparável no seu desempenho.
Quanto tempo dura um MacBook?
Um dos fatores mais importantes na vida útil de um MacBook fica imediatamente óbvio quando você o vê pela primeira vez: sua construção em alumínio. Ao contrário de alguns concorrentes que fabricam seus laptops com resmas de plástico, a estrutura toda de metal do Mac o torna incrivelmente forte e durável. É provável que outros componentes falhem muito antes do chassi se desgastar.
A Apple também supervisiona cada parte do hardware e software de seus laptops, o que significa que a empresa não os constroi com peças prontas para uso feitas para outros dispositivos. Isso ajuda a garantir que tudo atenda aos altos padrões de durabilidade da Apple.
O MacBook Air, conhecido por sua portabilidade e design elegante, normalmente tem uma vida útil de 7 anos ou mais que isso. Já o MacBook Pro normalmente tem uma vida útil mais longa que seu equivalente. Em média, o modelo Pro, conhecido por sua construção robusta e desempenho potente, pode durar entre 7 e 10 anos. Essa impressionante longevidade do MacBook é atribuída a vários fatores:
Forma de uso
Para prolongar a vida útil do seu MacBook, é importante usá-lo com responsabilidade. Evite executar muitos aplicativos ou processos simultaneamente. O uso frequente e intensivo, como edição de vídeo ou jogos, pode sobrecarregar o hardware e reduzir sua vida útil. Se você estiver executando um programa que exija muito poder de processamento, monitore o uso de RAM e considere fechar outros programas para reduzir a carga no hardware. Se você estiver usando seu Mac por longos períodos, faça pausas para permitir que o computador esfrie.
Atualizações
É importante manter seu notebook atualizado com as últimas atualizações de software, que podem ajudar a corrigir bugs e vulnerabilidades de segurança. A Apple frequentemente lança atualizações de software que abordam problemas conhecidos e ameaças à segurança, por isso é importante manter seu MacBook atualizado.
Manutenção
Além das atualizações de software, é importante mantê-lo fisicamente limpo. Poeira, detritos e outros contaminantes podem se acumular dentro do seu notebook e causar superaquecimento, o que pode danificar seus componentes. Para limpá-lo, use um pano macio para limpar a tela e o teclado e use ar comprimido para soprar poeira e resíduos para fora das aberturas de ventilação. Limpar as aberturas de ventilação e garantir ventilação adequada pode ajudar a prolongar a vida útil do seu MacBook.
Componentes de hardware
Certos componentes de hardware, como a bateria e o disco rígido, podem se desgastar mais rápido que outros, o que pode fazer com que seu notebook fique lento ou tenha baixo desempenho. Para prolongar a vida útil destes componentes é importante usar acessórios de alta qualidade. Por exemplo, usar um protetor contra oscilações de energia, bem como cabos e carregadores de alta qualidade, pode ajudar a evitar danos à bateria e a outros componentes do seu MacBook. Evitar temperaturas extremas e sobrecarga também pode proteger a bateria.
Dicas para prolongar a vida útil do seu MacBook
Fique por dentro das atualizações de software
As atualizações de software podem resolver possíveis problemas de segurança e proteger seu MacBook contra malwares. Além disso, as atualizações também podem resolver bugs que podem estar fazendo com que seu Mac use mais poder de computação do que o necessário. Aprenda a atualizar para o macOS mais recente.
Essas atualizações geralmente incluem patches de segurança importantes, correções de bugs e novos recursos que podem melhorar a funcionalidade do seu dispositivo. Para garantir que seu MacBook permaneça atualizado, ative as atualizações automáticas nas ‘Preferências do Sistema’. Se as atualizações automáticas estiverem desativadas, verifique manualmente se há atualizações de software.
Monitore seu armazenamento
Evite encher sua unidade até a capacidade máxima e mantenha de 5 a 10 por cento livre. À medida que você fica sem espaço no seu laptop, sua unidade precisa continuar organizando os dados, fazendo com que seu computador faça muito mais trabalho nos bastidores do que o necessário.
Use a bateria com sabedoria
Os MacBooks têm baterias de alta qualidade que podem facilmente durar mais de cinco anos se você as usar corretamente. Para ajudar a manter a saúde da bateria do seu Mac, evite descarregar a bateria desnecessariamente. Sempre que possível, mantenha seu laptop conectado e deixe seu computador obter energia da tomada. Essa técnica é mais fácil para sua bateria, pois mantém a contagem de ciclos baixa e, mais importante, mantém a capacidade de carga da bateria alta.
Limpe seu laptop com frequência
Limpar seu MacBook é mais do que apenas remover sujeira. A limpeza regular ajuda a garantir que seu dispositivo não acumule detritos, o que pode bloquear portas e saídas de ar. Certifique-se de desligar seu Mac antes de limpá-lo e evite usar produtos químicos agressivos ou materiais abrasivos.
Transporte seu MacBook corretamente
Transportar seu notebook da Apple adequadamente também pode ajudar a prolongar sua vida útil. É recomendável guardá-lo em um local fresco e seco e evitar exposição a temperaturas extremas ou umidade. Use capas protetoras sempre que possível.
Acidentes podem acontecer, principalmente ao mudar para um novo local em sua casa ou transportá-lo em viagens, para o trabalho ou escola. Para ajudar a proteger contra danos, recomenda-se comprar uma capa protetora rígida ou capa para laptop. Para o transporte, uma mochila com proteção acolchoada e compartimentos dedicados para transporte específico desses dispositivos de forma segura é a melhor opção.
Comentários (0)