Raul é diplomado em clima de euforia

...

Algumas coisas se destacaram na cerimônia de diplomação ocorrida na noite de ontem, 17 no Teatro Fernanda Montenegro em Palmas.A principal delas é o clima de euforia que cerca o prefeito eleito. Raul definitivamente foi a estrela da noite. Abordado desde a hora que chegou, seja por companheiros, amigos, populares ou imprensa, o prefeito teve uma noite memorável.

Raul é a síntese do poder de recuperação da imagem de um político que, há 10 meses era considerado inelegível em qualquer leitura que se fizesse de pesquisas eleitorais, fossem quantitativas ou qualitativas. O tempo e a história provaram o contrário. O prefeito diplomado ontem é o homem que, segundo suas próprias palavras em discurso proferido após receber o diploma - acreditou num sonho, num propósito e insistiu nele - o resultado foi a primeira eleição, mais sofrida que esta, e agora a reeleição.

Divididos em três partes, os votos do eleitorado palmense, e depois de quatro anos de administração controversa, o prefeito recebeu votos contrários da maioria da população (se somarmos os votos de Lélis e de Nilmar). Independente disto, sagrou-se vitorioso com resultado expressivo sobre o segundo e a terceira colocada. Expressivo o bastante para chegar à prefeitura na crista da simpatia popular.

O perfil que Raul está moldando é de um homem de luta (perdeu duas antes de ganhar a terceira), de coragem (enfrentou Siqueira quando ninguem ousava), e de sorte (concorreu sem o apoio do governador e com alto índice de rejeição, virando o resultado no final). Isto para um homem público é muita coisa. Ontem meia dúzia de partidários mais afoitos do prefeito gritavam enquanto ele se acomodava no palco: "vai ser governador".

Nos próximos dois anos muita coisa ainda está por vir, e as candidaturas ainda são imprevisíveis, até por conta da acomodação que haverá entre os partidos. Mas o certo é que se um dia Raul precisou da estrela do PT para chegar ao poder, hoje a coisa é diferente. Raul é a própria estrela, que traz o PT a reboque. Está nas mãos do prefeito agora, fazer uma grande  administração.

Roberta Tum

roberta@blogdatum.com

Comentários (0)