O momento político vivido no Tocantins favorece o fortalecimento de novos nomes no cenário estadual. Consciente disto, o grupo político do prefeito Raul Filho (PT) não perde tempo na ocupação dos espaços e trabalha rapidamente para torná-lo conhecido e visto no interior do Estado. Esta semana, Raul e o grupo de vereadores que conseguiu articular em torno de sua liderança viajam pelo Bico do Papagaio, marcando presença em eventos partidários - como o do PT com movimentos sociais ontem, sábado, 18, em Araguatins – ou sociais, como as aberturas de temporada de praia.
“Estamos unidos em torno do prefeito Raul, para torná-lo o próximo governador do Tocantins”, disse ao Site Roberta Tum, por telefone na manhã deste domingo, o vereador José do Lago Folha Filho (PTN), um dos mais apaixonados e ardorosos defensores do nome do prefeito para o governo. Aliado de Raul desde outubro do ano passado, Folha trabalhou a união do PTN em torno do prefeito, conseguindo levar para o grupo o presidente regional, Júnior Luiz. Ao lado de Darci Coelho, o vereador trabalha agora no convencimento da vereadora Divina Márcia, aliada tradicional do Palácio Araguaia e do governador Marcelo Miranda.
Divina é a novidade no grupo que percorre o Bico do Papagaio. Os vereadores estiveram em Araguatins, conversando com lideranças de assentamentos. Lá passaram a noite de sábado. Na manhã deste domingo, 19, Raul e o grupo que o acompanha segue para Sampaio, onde visita o prefeito Carlinhos Furlan.
Na agenda de Raul, prefeito e virtual pré-candidato do PT ao governo em 2010, está ainda São Sebastião e Axixá. Na terça-feira todos devem marcar presença na posse da prefeita Carmem, em Augustinópolis, onde o PT fez aliança com o PMDB, e contou com o apoio e a presença de Raul em seu palanque e na carreata final. Lá, a aliança PMDB/PT bateu a família Cayres e o DEM, ampliando a diferença inicial de Carmem, de 22 votos para mais de 400 na segunda eleição.
A verdade é que a simpatia de Raul, aliada à habilidade de Darci Coelho em construir alianças, Adjair de Lima em respaldá-las nos bastidores, e Donizete Nogueira em unificar as decisões do partido com foco nos objetivos traçados, tem construído com força este novo grupo. A antecipação do final do governo Marcelo Miranda, com a cassação do diploma pelo TSE, a determinação de não dar posse ao ex-governador Siqueira Campos, em segundo lugar, varreu, mesmo que temporariamente do mapa político, as duas maiores forças eleitorais do Estado.
Hora de crescimento e articulação para Raul Filho, João Ribeiro, e Kátia Abreu. Os três nomes que despontam com força no cenário. Para não falar no óbvio deputado Carlos Henrique Amorim, o Gaguim (PMDB) – que será governador, pelo menos por 40 dias - e que foi ovacionado na inauguração do Atacadão Carrefour em Palmas esta semana. A diferença entre eles é que Raul tem o PT, Ribeiro tem o PR, Kátia comanda o DEM, e Gaguim ainda tem pela frente a missão de unificar em torno de si o multi facetado PMDB.
Comentários (0)