Rede de fibra óptica é alvo de vandalismo e nove cidades do TO são prejudicadas

Em um primeiro momento a interrupção foi em decorrência do corte de cabos de dados, afetando a rede de fibra óptica da Telebras, VIVO, TIM e ExpNet.

Cabo de dados foi cortado por vândalo
Descrição: Cabo de dados foi cortado por vândalo Crédito: Ascom

A população de 09(nove) municípios do estado do Tocantins (Palmas, Paraíso, Miracema, Porto Nacional, Miranorte, Tocantínia, Pedro Afonso, Guaraí e Barrolândia) teve sua rede de comunicação por fibra óptica interrompida por duas vezes durante os dias 19 e 20 de junho.

Em um primeiro momento, a interrupção foi em decorrência do corte de cabos de dados – por terceiro ainda não identificado –, no enlace entre Palmas e Paraíso, assim afetando a rede de fibra óptica da Telebras, VIVO, TIM e ExpNet, bem como causando interrupção na estrutura de pesquisas da RNP (rede nacional de pesquisas).

A segunda interrupção foi em consequência de queimada ao longo da rodovia que acabou atingindo uma caixa de passagem que por fim queimou parte dos cabos existentes no local.

As operadoras afetadas neste ato de vandalismo, para restabelecer a conexão, realizaram duas emendas no cabo de fibra óptica partido.

Para que o incidente não ocorra novamente as operadoras realizaram obras de construção civil para proteger a fibra com dutos terrestres e mais duas caixas de passagem para manutenção das emendas.

O primeiro rompimento ocorreu no dia 19 às 17h30 e se restabeleceu no dia seguinte às 11h40. O segundo foi no dia 21 às 20h10 e o retorno do serviço foi às 14h30 do dia 22.

Através de contato com o senhor Claudio Laranjeira, da operadora Telebras, foi informado que será aberto boletim de ocorrência junto à Polícia Federal, por se tratar de uma empresa ligada ao governo federal.

Os procedimentos de apuração dos fatos já foram iniciados.

 

(Atualizada com correção às 15h43)

Comentários (0)