Redes sociais: do uso pessoal ao uso comercial

As redes sociais têm, hoje em dia, um impacto sem precedentes. O uso deste tipo de mídia social está a mudar o mundo. Descubra como, do meio pessoal ao comercial, estas redes exercem impacto.

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A evolução tecnológica tem motivado um vasto leque de mudanças no mundo. As nossas interações sociais, a forma como funciona o mundo profissional e comercial e até a própria difusão de conteúdos artísticos e noticiosos tem vindo a alterar-se devido a este tipo de rede.


Os estudos realizados em torno das redes sociais revelaram, já, o impacto fortíssimo que este tipo de mídia social tem no quotidiano das pessoas e, principalmente, no dia-a-dia dos millennials: uma geração que cresceu lado a lado com a tecnologia e que não se imagina a viver uma vida desconectada dos seus dispositivos.


Segundo os vários estudos realizados, as dinâmicas pessoais e a interação é, hoje, grandemente feita a partir de plataformas digitais. Os jovens usam redes como o Whatsapp e o Snapchat para falar com os seus amigos; escolhem as viagens com base no potencial que as fotos possam ter para o Instagram e estima-se que 80% deles até durma com os seus telemóveis.


Evidentemente, não tardou para que as empresas compreendessem que a sua sobrevivência dependia, em parte, da migração para o meio online e para as redes sociais. Hoje, até empresas que viviam do contacto direto com os clientes – como, por exemplo, agências de imobiliário – migram para o mundo online e utilizam estas plataformas como primeiro ponto de contacto com os potenciais clientes.


A par com as lojas físicas que migram para as redes sociais, também as lojas exclusivamente digitais começaram a surgir e a proliferar, ocupando hoje um lugar de destaque nestas redes e fazendo uso delas para garantir que conseguem atingir os públicos, deslumbrá-los, interagir com eles e obter um feedback.


Hoje, olharemos justamente para esta evolução das redes sociais e para a forma como deixaram de ser apenas um meio pessoal para se tornar numa das mais importantes plataformas comerciais.

 

As redes sociais e o sucesso das empresas online

 

As marcas digitais sabem que os desafios do século XXI não são fáceis de superar. Em parte pela grande facilidade queexiste na criação de uma empresa no mundo digital, muitas pessoas começaram a recorrer às lojas online, ancorando-se no ecommerce para conseguirem estabilizar as suas vidas, de forma exclusiva ou a par com outros trabalhos quotidianos


Abrir uma empresa online não é suficiente para o sucesso e, por isso, muitos dos empreendedores aproveitam as vendas nas redes sociais para melhorar os lucros obtidos.


Através de redes sociais como o Facebook ou o Instagram, estas empresas conseguem chegar até públicos mais vastos e mostrar as suas caraterísticas a mais e mais pessoas.

 

Técnicas de venda digital na mídia social


As redes sociais oferecem várias oportunidades de negócio, já que cada uma delas serve interesses distintos e tem ferramentas diversas.


O Instagram, por exemplo, popularizou-se pelo uso das hashtags (#), palavras-chave que direcionam os interessados com base nas suas preferências e que são fortes aliados de quem vende online. Nesta rede, as empresas podem expor os produtor no feed, como fariam numa montra de loja, sendo fundamental o uso de boas fotografias, já que estamos a falar de uma rede social fundamentalmente visual. Além disso, para uma maior interação com o seu público, o recurso às stories de Instagram é também fundamental. Tal como o Snapchat, esta funcionalidade tem um limite de 24 horas e é ideal para partilhar conteúdos sobre o funcionamento da empresa ou para fazer promoções flash.


O Facebook e outro forte aliado deste tipo de empresa. A criação de páginas profissionais para a loja online ajudará a atingir públicos vastos e permite, ainda, a criação de apelativas publicações patrocinadas, ideais para que se expandam mais os públicos e se chegue a um número ainda maior de pessoas. Uma das vantagens que o uso desta rede social pode ter para as empresas online reside na forma como ela permite uma interação mais direta ente a rede e o público, já que o serviço de mensagens (facebook messenger) e os comentários são boas formas de manter uma plataforma interativa.


Claro que outras redes, como o próprio Snapchat, o WhatsApp, o Twitter e algumas novas opções que começam a surgir, à medida que a moda se altera, serão também espaços a explorar e nos quais existe uma presença menos intensa de empresas e, como tal, menos concorrência. Assim, muitas empresas online encontram-se, também a explorar este tipo de rede social, procurando um espaço mais permeável para garantir que a sua marca se destaca das restantes marcas presentes no mercado e conquista o tão desejado sucesso, melhorando as suas vendas e chegando a (ainda) mais pessoas.

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