Representantes do Tocantins participam de Encontro dos Municípios em Brasília

Evento acontece em Brasília e tem objetivo discutir a sustentabilidade econômica, social e ambiental do país

Cerca de seis mil pessoas participarão do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que acontece entre os dias 7 e 9 de abril, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Dentre esses, representarão o Tocantins: prefeitos, secretários municipais, Agentes de Desenvolvimento Local, Bombeiros, Vigilância Sanitária e analistas do Sebrae, totalizando 47 pessoas.

 

O EMDS, que já é considerado como o maior evento sobre sustentabilidade do país, tem como objetivo discutir a sustentabilidade econômica, social e ambiental, parte fundamental da agenda dos municípios, não como conceito, mas de forma prática para ajudar a superar desafios. Uma das metas do EMDS é mobilizar gestores públicos dos três níveis de governo, a incluir o tema da sustentabilidade em seus programas de governo e criar agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável.

 

Segundo o superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Antonio Hennemann, o evento é organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e tem como grande parceiro o Sebrae. “As MPEs, que são 99% das empresas brasileiras e respondem por 27% do PIB, têm muito a contribuir para o crescimento das cidades, por isso, o Sebrae é parceiro da FNP e acredita que os debates no III Encontro vão reunir ideias e experiências para que possamos avançar no desenvolvimento sustentável e fortalecer a economia brasileira.”

 

O evento

Na edição desse ano, os tocantinenses terão acesso às boas práticas bem sucedidas em municípios com realidades comuns, acumular informações sobre temáticas importantes, participar de debates e palestras, além da oportunidade de trocar experiências com participantes de outros estados.

 

Outro destaque da programação será o “Brasil Mais Simples 2015”, que é o encontro cujo foco será debater e alinhar com os parceiros da Redesim, importantes assuntos relacionados à desburocratização no ambiente dos pequenos negócios tais como: Convergência Federativa em Prol do Desenvolvimento, Simplificação, Registro e Licenciamento de Negócios, além de oficinas temáticas sobre o licenciamento de empresas e a regulamentação de empresas sem sede.

 

Os eixos do III EMDS são: Políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento local sustentável; Gestão, universalização e qualidade de águas; o protagonismo dos governos locais nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU) e no Habitat III; Mobilidade urbana: o impasse do atual modelo e a urgência por alternativas inclusivas, sustentáveis e de qualidade; Qualidade, financiamento e governança das políticas públicas locais e metropolitanas e por fim As cidades, a reforma política e participação social.

 

Comentários (0)