Roberta Castro consagra-se hoje única presidente de Crea do Brasil

...

Neste dia 8 de março, domingo, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. No Brasil e em todo Tocantins, poder público e instituições diversas relembram a data com homenagens e campanha em prol dos direitos da mulher ao seu espaço profissional e à uma vida sem violência. É neste contexto que toma possa solenemente à frente do Crea-TO, no sábado, 7, a engenheira Roberta Castro, ex-vereadora de Porto Nacional, tocantinense de nascimento vinda de uma família grande que tem à frente a matriarca, Dona Bonfim.

A solenidade acontece a partir das 19 horas no Auditório da ATM em Palmas. Em seguida, no Ahãdu, a presidente recebe seus convidados para um jantar dançante. O governador em exercício, Paulo Sidney  já confirmou presença, assim como o prefeito Raul Filho, o presidente da Câmara Municipal, Wanderlei Barbosa além de deputados federais e estaduais. Única mulher a presidir um Crea atualmente dentro do sistema nacional, Roberta Castro será prestigiada nesta noite com a presença de 17 presidentes de Creas e o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo.Confira a entrevista concedida pela presidente ao Blog da Tum neste sábado.

Roberta, como foi conquistar a presidência do Crea-TO?

Roberta Castro - Foi um processo que eu construí fazendo amizades, procurando os colegas e companheiros de profissão, e levando uma mensagem positiva, de renovação e de mudança dentro do conselho no Tocantins. Não tive o apoio do então presidente, o que me fez trabalhar redobrado em busca do meu espaço. Hoje estou começando a trabalhar para fazer a diferença, a começar pela valorização dos profissionais dentro da própria estrutura do Crea.

Qual a importância para as mulheres da conquista deste espaço, num universo tipicamente masculino?

Roberta Castro - Acho que as mulheres precisam de bons exemplos, de referências. Um exemplo positivo incentiva, ajuda muito, mostra que é possível conquistarmos outros espaços. Sempre com muita simpatia, companheirismo, por que não entendo o homem como adversário,e sim como companheiro. Quando estou nos encontros, nos eventos nacionais, em que a maioria dos colegas são homens, recebo um tratamento respeitoso, carinhoso, e acho que isso mostra que a relação entre homens e mulheres neste universo profissional é harmoniosa, e será cada vez mais assim. As mulheres cresceram muito, e é importante que cresçam mais profissionalmente falando.

Quais são seus planos à frente do Crea -TO ?

Roberta Castro - Valorizar o profissional, e investir na sua qualificação. Queremos que a remuneração paga às mais de 200 profissiões que oCrea representa seja justa e à altura do trabalho desenvolvido. Vamos sempre nos posicionar a favor das conquistas salariais, ao lado dos sindicatos das categorias representadas. Paralela à busca por esta valorização, quero investir em qualificação. Devemos ter profissionais aptos a desenvolver seu trabalho, munidos de conhecimento, e atualização cosntante.

Você foi vereadora em Porto Nacional, é conhecida e tem bom trânsito em todos os segmentos da política do Estado, é possível que você volte a disputar um mandato eletivo?

Roberta Castro - Olha eu atualmente estou me dedicando de corpo e alma à política classista. Estou aprendendo muito e quero me dedicar a conhecer este novo mundo que se abriu para mim. Acho que posso contribuir dentro deste novo segmento da política em que eu estou militando. Quanto à política partidária, existe tempo para isso em outro momento. Mas o futuro a Deus pertence, e é sempre nas mãos dele que eu entrego meu destino.

Comentários (0)