Em noite de reconhecimento, o Sebrae Tocantins homenageou os profissionais do jornalismo que têm apoiado e divulgado assuntos de interesse e orientação aos pequenos negócios no Tocantins, nesta sexta-feira, dia 16. Premiados nas categorias de Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo e Jornalista Parceiro do Empreendedor, os profissionais receberam troféu e foram contemplados com uma visita técnica ao Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá (MT).
Os vencedores da 6ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo foram: Julliana Ribeiro, na categoria Jornalismo Impresso, com o trabalho “Pequenos negócios são maioria no Tocantins”, publicado no Jornal do Tocantins; Cláudio Chaves Paixão, na categoria Radiojornalismo, com a matéria “Mulheres são destaque no comércio e são cada vez mais empreendedoras”, veiculada na Rádio Miracema FM 104,9; Adriano Fonseca, na categoria Telejornalismo, com a reportagem “ Ouro Branco da Amazônia mudando a vida do cerrado brasileiro”; Elisangela Farias, na categoria Webjornalismo, com o trabalho “ Coco babaçu gera renda e transforma vidas no Tocantins”, publicada no Portal G1 Tocantins; e Tião Pinheiro, editor-chefe do jornal do Tocantins, recebeu troféu de Jornalista Parceiro do Empreendedor.
O prêmio ainda possuía duas outras categorias, Fotojornalismo e Reportagem Cinematográfica, porém não houve inscritos. O Sebrae fez também uma menção honrosa às colunistas sociais, que se destacam como mobilizadoras e integrantes das notícias relacionadas aos pequenos negócios.
Para a vencedora da categoria Impresso, o prêmio é uma iniciativa que valoriza os profissionais da imprensa. “Considerando principalmente que o Sebrae é uma organização que prima pela qualidade, inovação e profissionalismo”, afirmou Julliana Ribeiro.
Empreendedorismo
O evento contou com a participação dos jornalistas Emerson e Anderson Couto, criadores do personagem “Duda Rangel”, que é escritor do blog “Desilusões perdidas”, que está no ar desde janeiro de 2009, onde apresenta os sabores e dissabores do jornalismo, mas sem perder o bom humor. Duda Rangel também é autor do livro “A vida do jornalista como ela é” e roteirista do programa “Sensacionalista”, do canal Multishow por duas temporadas.
Os irmãos gêmeos contaram como foi deixar a redação do Jornal O Estado de São Paulo e empreender no jornalismo. Para eles, essa atitude é um exemplo de empreendedorismo, mas o profissional pode, mesmo dentro da redação, ter atitude empreendedora. “Meu sonho sempre foi cobrir uma Copa do Mundo. Faltando três anos para copa de 98 percebi que ninguém falava francês, então essa era minha chance. Estudei e fui convocado para cobrir a copa”, contou Anderson.
Julgamento
O processo de julgamento estadual foi realizado por seis profissionais ligados ao jornalismo e à causa do empreendedorismo dos pequenos negócios. O júri foi composto por dois professores universitários, um de jornalismo e outro de empreendedorismo, um jornalista da revista e portal Imprensa, um profissional representante do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Tocantins (Sindjor) e três analistas técnicos do Sebrae, especialistas em atendimento aos micro e pequenos empreendedores, excelência na gestão dos pequenos negócios e em comunicação e marketing.
O julgamento das matérias foi feito de modo individual e isolado, seguindo um manual produzido pelo Sebrae Nacional e pela revista Imprensa. A partir das notas, enviadas à revista individualmente, foi obtida a média e os inscritos classificados em ordem decrescente. Os vencedores em suas respectivas categorias concorrem na etapa nacional, que acontecerá em agosto, em Brasília. Nesta etapa, os vencedores das seis categorias, o Jornalista Parceiro do Empreendedor e o vencedor do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo receberão cada um R$ 15 mil reais.
O Prêmio Sebrae de Jornalismo é instituído pelo Sebrae e conta com a participação promocional da Revista Imprensa e o apoio institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
Comentários (0)