Segundo o Instituto Brasileiro de Coach (IBC), dentre os profissionais que procuram mais por formações de coaching, de acordo com a Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), destacam-se: psicólogos (22,3%), administradores (16,7%), educadores físicos (13,5%), publicitários (9,5%), médicos (7,5%), economistas (6,9%) e jornalistas (6,7%).
Formações complementares são alvo de procura de diversos profissionais formados ou em período de graduação. Uma formação em específico tem chamado a atenção e se destacando, a formação em coaching. Atualmente, estima-se a presença de 73 mil profissionais coachs no país, segundo a International Coach Federation (ICF).
Coaching é uma profissão que alia conjunto de técnicas, conhecimentos e ferramentas para auxiliar o desenvolvimento humano. No Brasil, tornou-se popular em meados dos anos 2000. Essa atividade abrange profissionais de diversas áreas humanas e exatas que trabalham a partir de diversas ciências como neurociência, programação neurolinguística (PNL), antropologia, sociologia e conceitos da psicologia. As atividades podem ser aprendidas por qualquer pessoa, independentemente da área de formação.
A profissão é buscada por pessoas de diferentes faixas etárias, sendo a média a partir dos 28 anos, segundo a Associação Brasileira de Profissionais de Coaching (Abrapcoaching). Comumente, os benefícios do curso de coaching são procurados para aumentar as possibilidades de atuação na carreira de formação inicial do aluno, melhorar a performance e resultados.
Na psicologia, essa capacitação é usada com intuito de ampliar as possibilidades de trabalho desenvolvido na clínica, atuando com grupos e projetos específicos. No meio corporativo, é usada como forma de melhorar o clima organizacional, relacionamentos entre equipes, reduzir a perda de talentos e desenvolver os colaboradores. No campo esportivo é aliada do desenvolvimento do esportista. Na área de Recursos Humanos, o coaching ajuda na gestão assertiva de talentos.
Qualquer pessoa maior de idade pode fazer curso para formação em coaching. Contudo, as características comportamentais desse profissional, segundo SBCoaching, são: curiosidade; gostar por aprender; gostar de novidades; gostar de ajudar; ter senso de humanidade; perfil ético; ter compromisso com os valores sociais e com os valores das organizações e ser comprometido.
Comentários (0)