Segurança para quem precisa

Uma iniciativa interessante marcou a manhã de ontem na prefeitura de Palmas. Nem tanto pela presença de vários prefeitos e representantes que pela geografia, não pertencem ao entorno de Palmas, o que demonstra como está crescendo o prestígio e articu...

Assisti com interesse a apresentação e as falas, na sala de reuniões lotada, por que realmente acredito que ainda há tempo para a capital Palmas, e para o estado do Tocantins, se aparelhar melhor para a guerra contra a violência. Estou falando de crime organizado. Estou falando do tráfico de drogas que toma as ruas da capital. Estou falando, assim como disse o prefeito “da juventude que estamos perdendo a cada dia para as drogas”.

Quem me conhece sabe que sou intransigente no combate ao uso e ao tráfico de drogas. Acho um atraso, uma fuga, um atentado contra a vida e a inteligência das pessoas. Mas vou parar por aqui nos argumentos contra, por que esta é uma outra discussão. Se não cabe ao estado brasileiro decidir o que cada cidadão usa em busca de diversão, cabe coibir, controlar, combater toda rede criminosa que se sustenta do vício e das fraquezas dos outros.

Por isso que discutir segurança é um assunto que é da conta de todos nós. A 1ª Conseg – Conferência Nacional de Segurança, vai acontecer entre 27 e 30 de agosto. Até lá estados e municípios precisam realizar suas regionais e estaduais, para levar representantes e propostas para a conferência nacional.

Uma segurança que comece com a educação, que envolva oferta de atividades culturais e de entretenimento à juventude, que passe pela qualificação do aparato policial, bons salários e aparelhamento da polícia, tem chance de nos garantir dias melhores.

No Tocantins, onde não há favelas - ainda – onde a polícia ainda é respeitada como instituição, ainda há tempo para que a sociedade se una, sugira, participe e ajude a construir um modelo de segurança eficaz. Nos dias 15 e 16 de maio acontece a Etapa Regional Palmas. Lá serão eleitos representantes para a etapa nacional. Também serão discutidos os sete princípios e 31 diretrizes da Conseg. Vale a pena participar!

Comentários (0)