Semana do Empreendedor Individual começa e atrai microempresários

Serviços oferecidos na I Semana do Empreendedor Individual chamam atenção de micro empresários

Dona Maria não tinha licença para o bar
Descrição: Dona Maria não tinha licença para o bar Crédito: Secom Palmas

O primeiro dia de atividades da I  Semana do Empreendedor Individual - Prefeitura de Palmas Sonhando Junto com Você, realizada pela  Prefeitura de Palmas,  juntamente com o Serviço Nacional de Emprego (Sine) de Palmas e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),  os resultados foram positivos. Até o início da tarde desta segunda-feira, 11, já   haviam sido  emitidos  seis alvarás de funcionamento e analisadas diversas propostas de  empréstimos junto ao Banco do Povo.

 

A Semana do Empreendedor até o dia 15 de agosto, no Sebrae de Taquaralto, das 8 às 18 horas. A idéia é   promover a formalização do  mircroempreendedor individual (MEI), para que ele possa se regularizar com  a emissão do alvará de funcionamento e inclusive obter   linhas de microcrédito, através do Banco do Povo, segunda explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Cleide Brandão Alvarenga.

 

Um exemplo é o aposentado João Tomé de Moraes, que  trabalha com revenda de apostilas  para concursos públicos  e esteve no Sebrae em Taquaralto  procurando informações junto ao Banco do Povo. “Com a facilidade em  adquirir um capital de giro poderia movimentar meu negócio e comprar direto das Editoras”, disse.

 

A  intenção do evento  é formalizar o máximo de pessoas empreendedoras, pois com a formalização do MEI, será possível  usufruírem dos benefícios do Banco do Povo. “Iremos facilitar o processo de formalização do empreendedor individual, bem como levar ao empresário ainda não formalizado, informações necessárias para a excelente gestão do seu empreendimento”, ressaltou  Cleide Brandão.

 

Já a comerciante Maria Raimunda Pereira dos  Santos, de 54 anos, que é proprietária, há 08 anos, de um bar no Jardim Taquari, não tinha licença para funcionamento e em poucos minutos ela conseguiu o alvará de funcionamento para seu  comércio. “O meu sonho era regularizar o meu bar para que eu possa trabalhar sem problemas com a fiscalização e ter acesso aos empréstimos que nos é oferecido”, disse.

 

O presidente do Banco do Povo, Valdemar do Carmo Pereira, destaca as facilidades  para quem estiver formalizado no mercado. “De posse do CNPJ, é possível  obter empréstimos que variam de mil a 10 mil reais, com prestações  em até 24 meses”, disse.

 

De acordo com o analista técnico do Sebrae, Antônio Cursino, os micro empreendedores individuais também receberão capacitação durante a I Semana do Empreendedor Individual. “Serão ministradas oficinas e palestras voltadas para a formalização das empresas, como também, atendimento as micro e pequenas empresas, consultorias em diversas áreas”, ressaltou.

 

A  Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego informa que   no dia 12, às 9 horas, no Distrito de Taquaruçu, o Banco do Povo estará liberando financiamento para as famílias que irão participar do Festival Gastronômico e para 30 micro agricultores.

 

Documentos para formalizar 

Os interessados em se formalizarem durante a Semana do Empreendedor deverão levar documentos pessoais (CPF, RG e Título de Eleitor), cópia do comprovante de endereço residencial e comercial, que contenha o CEP e o número do recibo da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

 O  evento deverá acontecer em outras regiões da Capital, como a região Norte, Taquaruçu, dentre outras. A iniciativa é executada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego, juntamente com a Vigilância Sanitária, tendo como parceiros Sine, Banco do Povo e Sebrae.

 

Comentários (0)