Analisar e veicular a potencialidade do macro sistema viário, que atualmente se implanta no estado do Tocantins, como um dos eixos indutores do seu desenvolvimento socioeconômico. Esse é o objetivo do Seminário de Logística que será realizado no dia 03 de outubro, na Sala Sinhozinho – Espaço Cultural, durante a programação do 1º Congresso da Indústria Tocantinense – CIT.
Profissionais ligados a área de Logística fomentam o debate por meio de palestras com temas relacionados ao potencial logístico do Estado. A palestra “Os gargalos logísticos da Amazônia e do Tocantins e sugestão para a sua superação”, ministrada pelo autor do Projeto Norte Competitivo – da Confederação Nacional da Indústria - Renato Casali Pavan, abre a programação.
Em seguida os temas “A importância da VLI [Valor da Logística Integrada] para o setor industrial no Brasil e as oportunidades criadas pela Ferrovia Norte Sul no Estado do Tocantins”, com o gerente técnico de Desenvolvimento de Negócios da VLI, Eduardo Calleia Junger e “O corredor de desenvolvimento Tocantins-Araguaia – A visão do Estado”, com José Antônio Guerra da Secretaria de Planejamento do Governo do Estado do Tocantins, subsidiam os participantes para a mesa redonda em um debate sobre o tema. O mediador das discussões, que também serão incluídas na Carta da Indústria, será o chefe de gabinete do Sistema FIETO, José Roberto Fernandes.
Sobre os palestrantes
Renato Casali Pavan – Engenheiro Civil, formado pela Universidade Mackenzie. Tem 35 anos de experiência em projetos de infraestrutura de transporte de carga. É autor do Projeto Norte Competitivo da Confederação Nacional da Indústria. Foi consultor do banco mundial, implantou terminais intermodais, foi assessor de vários ministros e trabalhou na presidência da república na elaboração do plano estratégico da infraestrutura de transporte de carga brasileiro.
Eduardo Calleia Junger - Engenheiro Florestal, formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, pós graduado em Logística Empresarial pela COPEAD/UFRJ, Geração de Valor ao Acionista pela FGV, Agronegócio pela Fundação Instituto de Administração. Ocupou cargos de Engenheiro Florestal pela Sociedade de Investigação Florestal da UFV; e pelo Instituto de pesquisa Florestal da ESALQ/USP; foi Gerente Geral da Florestas Rio Doce S/A, Coordenador de Projetos, Analista de Mercado Agrícola, Gerente de Conta de Logística e Gerente Geral da Ferrovia Norte Sul pela Vale. Atualmente ocupa o cargo de Gerente Técnico de desenvolvimento de Negócios da VLI.
José Antônio Guerra - Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília/UnB, pós-graduado em Administração Pública e Formulação de Política e Administração de Saúde pela FGV. Atualmente é o Superintendente de Apoio ao Conselho de Coordenação de Programas e Projetos Estratégicos (COPPE), da Secretaria de Planejamento e da Modernização da Gestão Pública do Estado do Tocantins, estando sob a sua supervisão as Diretorias de Financiamento, de Controle de Convênios, de Desenvolvimento Regional e Local e a Unidade de Gerenciamento do Projeto do Banco Mundial.
CIT
O Congresso, realizado de 02 a 04 de outubro no Espaço Cultural em Palmas, é um fórum estadual que tem como proposta promover a discussão de alternativas tendo como foco a industrialização como fator de crescimento e desenvolvimento para o setor empresarial do Estado. A é da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins - FIETO e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae com apoio da Confederação Nacional da Indústria , Confederação Nacional da Agricultura e parceiros. No último dia de evento a Carta da Indústria será apresentada elencando os gargalos e anseios do setor industrial.
Mais informações em www.congressodaindustria-to.com.br
Comentários (0)