Senai terá estandes no 1º Congresso da Indústria Tocantinense e levará novidades

m parceria com o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT/ RJ), a instituição trará uma atração destaque: o Body Scanner, que mapeia mais de cem medidas de voluntários...

Body Scanner é principal atração do Senai
Descrição: Body Scanner é principal atração do Senai Crédito: Paulo Lacercda

Para levar tecnologia e inovação ao público visitante do 1º Congresso da Indústria Tocantinense - CIT, ressaltando a importância da educação para o segmento industrial, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI participa do evento com ampla programação. O evento  acontece nos dias 2, 3 e 4 de outubro no Espaço Cultural de Palmas.

O SENAI estará presente no CIT com estandes integrando as vitrines tecnológicas e com exposições das unidades móveis da instituição. Em parceria com o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT/ RJ), a instituição trará uma atração destaque: o Body Scanner. Entrando em uma cabine com a roupa adequada, mais de cem medidas do visitante voluntário serão rapidamente mapeadas e mensuradas por sensores luminosos e câmeras do equipamento.

Dados como a altura do ombro ou a circunferência abaixo do joelho, por exemplo, serão registradas em uma pesquisa antropométrica realizada pela instituição. O objetivo é uniformizar tamanhos de acordo com as medidas do povo brasileiro a fim de que as indústrias de roupas possam fabricar modelos sob estes padrões. Além disso, o SENAI Tocantins e CETIQT RJ realizam na noite do dia 2 um desfile show com peças de roupa produzidas pelos estilistas da instituição baseadas na iconografia do Tocantins.

Segundo a diretora regional do SENAI, Raimunda Tavares, a participação da instituição no Congresso visa ressaltar a importância da inovação, tecnologia e educação para uma indústria maior e melhor. “Não existe uma indústria forte se não há qualificação profissional. Nossa missão é contribuir com essa iniciativa mostrando parte da nossa tecnologia no Congresso, sensibilizando o público sobre a importância da educação profissional e também da inovação para o desenvolvimento e fortalecimento da indústria”, afirma.

 

Atrações

As vitrines tecnológicas do SENAI ocuparão parte da grande praça do Espaço Cultural com o que há de mais inovador no ramo industrial. Conheça um pouco mais do que o SENAI Tocantins levará para o Congresso:

 

Microdestilaria de Etanol: equipamento demonstra o processo de produção do etanol, as etapas de extração, tratamento de caldo, fermentação e destilação, seguindo de forma didática os mesmos princípios de uma usina de grande porte.

 

Painel de Eficiência Energética: os ganhos possíveis na qualidade, consumo e até mesmo no valor da energia são demonstrados por meio deste painel que exemplifica um dos serviços prestados pelo SENAI Tocantins.

 

Classificação de Grãos: a instituição vai expor o serviço do laboratório de grãos para indústrias deste segmento. Por meio deste trabalho, são definidas características dos grãos como identidade, qualidade, apresentação, embalagem e medidas que vão determinar a tipagem do alimento.

 

Braço Mecânico "BM-44": o equipamento demonstra a possibilidade de melhora no desempenho da movimentação de cargas, inspeção de produtos, realizando ações repetitivas sem nenhuma variação no produto final, por meio de um protótipo de um robô manipulador programável.

Mais informações podem ser obtidas no portal do CIT: www.congressodaindustria-to.com.br.


CIT

O 1º Congresso da Indústria Tocantinense é uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com apoio da Confederação Nacional da Indústria  (CNI), Confederação Nacional da Agricultura (CNA), SENAI CETIQT e parceiros.

 

 

Comentários (0)