O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR), coordenado pela presidente do Sistema CNA / FAET, senadora Kátia Abreu, encerrou na quarta-feira, 11, em Santa Rita, o Curso de Aproveitamento Integral de Alimentos, uma parceria entre o SENAR e o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social).
Durante os três dias de curso foram repassadas informações sobre o aproveitamento integral dos alimentos, criação de novas receitas e redução do desperdício nos gastos com alimentação. Dezenove pessoas da comunidade participaram das aulas.
De acordo com a instrutora do SENAR Ana Turcado, o curso foi desenvolvido para despertar o interesse na elaboração de cardápios mais nutritivos, usando integralmente os alimentos. “Parte dos alimentos que normalmente são jogadas fora são mais ricas em nutrientes do que as convencionalmente utilizadas. As cascas e os talos, por exemplo, podem ser transformados em chás, bolos e geleias ricas em vitaminas e minerais”, explica Turcado.
Para a lavradora Lucirene Rocha de Souza o curso foi bom e trouxe informações importantes sobre os produtos que antes eram descartados por ela. “A partir de agora vou aproveitar aquilo que jogava fora, como folhas, talos e cascas. Aprendi que posso transformá-los em receitas muito nutritivas e muito saborosas. Estou muito empolgada, pretendo fazer mais cursos na área e quem sabe abrir um restaurante com comidas típicas”, comentou a aluna.
O curso, que contou com a participação de 19 trabalhadoras, teve aulas teóricas e práticas durante 8 horas por dia, no período de 09 a 11 deste mês.
Comentários (0)