O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR), coordenado pela presidente do Sistema CNA / FAET, senadora Kátia Abreu, deu início a três turmas de Auxiliar Administrativo Rural e uma turma de Olericultura Orgânica na segunda-feira, 16. As aulas inaugurais aconteceram no colégio CEM Paulo Freire e na Associação de Moradores do Setor Araguaína Sul 2ª etapa.
Auxiliar Administrativo Rural
O curso de auxiliar administrativo é oferecido pelo PRONATEC e é destinado a alunos da rede estadual de ensino que cursam o 2º grau. São três turmas de 15 alunos, sendo uma no período vespertino e duas no noturno. A capacitação tem 160 horas aulas, sendo 40 de empreendedorismo, 32 de teoria e 88 de aulas práticas, realizadas em propriedades rurais e/ou empresas que tem ligações com o campo, como frigoríficos e casas de produtos agropecuários. O concluinte recebe o certificado emitido pelo SENAR com título de Técnico Administrativo Rural e está preparado para ingressar no mercado de trabalho.
Olericultura orgânica
O curso de olericultura orgânica está sendo realizado na Associação de Moradores do Setor Araguaína Sul 2ª etapa. O público são os moradores do local que pretendem iniciar o projeto de uma horta comunitária no setor. A capacitação tem duração de 40 horas e repassa conhecimentos de técnicas de adubação orgânica com o uso de biofertilizantes, defensivos alternativos, enfatizando a preservação do meio ambiente no cultivo de hortaliças, plantas frutíferas, entre outras. O novo conhecimento adquirido servirá para gerar renda para a comunidade com aplicação em recursos naturais
Comentários (0)