SENAR realiza curso de biojoias em cooperativa de Xambioá

A capacitação, solicitada por meio do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), teve início no dia 25 de novembro e deve se estender até o início de 2014.

30 alunas fazem o curso de biojoias
Descrição: 30 alunas fazem o curso de biojoias Crédito: Ascom

Trinta alunas estão participando do curso profissionalizante de confecção de biojoias promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), coordenado pela presidente do Sistema CNA/FAET, senadora Kátia Abreu. As participantes fazem parte da cooperativa Xambiart, que já trabalha com a comercialização de bijuterias. A capacitação, solicitada por meio do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), teve início no dia 25 de novembro e deve se estender até o início de 2014.   

 

Elisângela Ribeiro é uma das cooperadas, e conta que o objetivo de sua participação no curso é conhecer todo o processo de colheita da matéria prima, produção e elaboração das peças. “Essa é a única cooperativa de Xambioá, e aqui temos muita matéria prima a ser explorada. Queremos trabalhar com o beneficiamento dessas sementes e também comercializar para outros lugares”, destacou.

 

O curso contempla desde o manejo com as sementes, ainda na natureza, ao trabalho de finalização da peça. Durante as 160 horas de aula, as alunas aprendem a fazer o polimento e cuidado da matéria prima, procedimentos de entrançamento de fibras para montagem de colares, pulseiras, brincos, anéis, objetos de decoração e outros artigos feitos com material vindo da natureza.

 

Comentários (0)