No Café Literário também terá lançamentos de livros de servidores da Secretaria da Educação. Um deles é Claudius Vinícius Souza Oliveira, que apresentará o livro ‘Pedaços de Nós’, contos que retratam a miscelânea da vida real com recheio de poesia e ficção. O lançamento acontecerá no dia 30 de julho, às 21 horas, na FLIT – Feira Literária Internacional do Tocantins, que será realizada de 25 de julho a 3 de agosto, na Praça dos Girassóis, em Palmas.
Claudius nasceu em Salvador, Bahia, é graduado em Pedagogia, com especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins e pós-graduação em Marketing pela Universidade Cândido Mendes, RJ e em Orientação Educacional, também pela Cândido Mendes.
No serviço público sua experiência começou como servidor da Prefeitura de Salvador e Prefeitura Municipal de Barreiras. Ele veio para o Tocantins em 2002 após aprovação em concurso público. Atualmente compõe a equipe da Superintendência de Gestão.
O livro foi selecionado para patrocínio do Banco da Amazônia e foi lançado no Espaço Cultural, em Palmas e na Academia de Letras de Caxias. É uma obra de ficção composta por 14 contos visando despertar nos jovens o gosto pela leitura. Com texto simples, o leitor vai viajando pelas aventuras dos fragmentos históricos, biológicos e geográficos.
“A história não é feita de fatos isolados, os eventos só podem ser verdadeiros, compreendidos e assimilados se considerados parte de um contexto amplo, unindo o real com o mágico”, filosofa Claudius.
Uma obra de muitas mãos
Outro livro produzido por servidores da Educação é ‘O computador Portátil na Escola – Mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem’, que será lançado no dia 28, às 16 horas, no Café Literário.
A obra foi organizada pelas professoras Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Maria Elisabette Brisola Brito Prado e tem a participação das professoras Fátima Maria Bagatini, George França, José Armando Valente, Leila Ramos, Maria Edilene Salvino de Oliveira, Marilene Andrade Borges e Mariza Mendes.
O livro foi pensando com a implantação do Projeto UCA – Um Computador por aluno, com a estratégia de proporcionar a inclusão digital do aluno por meio da escola. A utilização do computador na escola leva os professores a repensarem novas estratégias pedagógicas, com mais interação. O proposito do livro é de ampliar o escopo da discussão sobre a complexidade da inserção do laptop na escola e suas diferentes dimensões.
Café Literário
O Espaço Café Literário da FLIT será destinado a lançamentos de livros e a interatividade entre leitores e escritores. Lá haverá 65 lançamentos de livros regionais e 15 nacionais. Na segunda-feira, 25, a programação começará com lançamento da Coleção da Unesco – História Geral da África, às 22 horas. Antes o púbico poderá conferir a apresentação da cantora Keila Lipe.
Keila Lipe é natural de Araguaína, tem um estilo versátil que vai da bossa nova ao pop rock. Ela é vencedora de vários festivais e em 2005 produziu um DVD com vídeo clipes produzidos em Paris, França. (Da Seduc)
Comentários (0)