A cada ano, um terço das pessoas acima de 60 anos sofre uma queda e este risco aumenta progressivamente com a idade. Para aprender a evitar esse problema, o grupo Sesc Vida Ativa vai participar da palestra “Prevenção de Quedas”, com a geriátrica Etiene Almeida, no dia 27 de novembro, às 15h, na sala do pré-vestibular no Centro de Atividades em Palmas.
Piso molhado, tapetes e uso inadequado de chinelos são exemplos de fatores que contribuem com os deslizes e falta de equilíbrio. No caso dos idosos, esses detalhes podem fazer muita diferença, já que as quedas geralmente representam danos físicos e na autoestima. “Nesta fase da vida, os idosos costumam cair com mais frequência, principalmente em casa. Por isso, é importante saber como prevenir”, explica a assistente social Helena Cristina da Silva.
No Sesc, palestras como esta fazem parte do cronograma de atividades dos idosos integrantes do grupo Vida Ativa. Além dos encontros, eles participam de bailes, viagens, oficinas, cursos, atividades físicas, passeios e eventos para festejar datas comemorativas. Em todo o Brasil, o Sesc realiza ações semelhantes e, em 2013, o Trabalho Social com Idosos completa 50 anos de atuação.
O resgate do valor social do idoso é alcançado por meio do incentivo à socialização. A palestra “Prevenção de Quedas” também almeja esse objetivo. O encontro será no dia 27 de novembro, às 15h, na sala do pré-vestibular no Centro de Atividades em Palmas. Além do grupo Vida Ativa, a comunidade também pode participar da apresentação.
Serviço
Palestra “Prevenção de Quedas”
Data: 27 de novembro
Local: na sala do pré-vestibular na unidade do Centro de Atividades do Sesc Palmas
Horário: às 15h
Entrada: Gratuita
Comentários (0)