O Serviço Social da Indústria – SESI Gurupi por meio do Programa de Educação Básica e Educação Profissional – EBEP utilizam a educação tecnológica e a robótica como importantes aliadas do ensino.
Na última sexta-feira, 13, em uma aula prática de física, foi utilizado o material da Lego Zoom para mostrar a possibilidade do aprender-fazendo com os alunos do 2º Período.
De acordo com a supervisora pedagógica do SESI Gurupi, Ludimilla Almeida, o objetivo foi unir o trabalho do estudo de Física e o material Lego Zoom, a fim de levar o aluno a uma compreensão dos fenômenos físicos que envolve o sistema de forças. “Os alunos são convidados a pensar sobre como solucionar problemas usando conceitos, mas interagindo com esse material, produzindo situações-problema e respostas simuladas”, explica.
Através desse material, os alunos podem vivenciar conceitos tecnológicos que são trabalhados através da construção de protótipos. São construídas máquinas que reproduzem movimentos e tarefas do cotidiano. A proposta da aula de física foi construir um bate-estaca, uma máquina usada no começo de obras.
O bate-estaca serve, como um instrumento de medida do grau de rigidez, da resistência do material que compõe o solo e, ao mesmo tempo, pode definir qual é a especificação das colunas de ferro que serão utilizadas, qual a profundidade, que carga elas podem suportar.
Representando um problema real de engenharia, que exige conhecimentos muito específicos sobre força e potência, trazendo uma conexão com temas que são usualmente estudados na escola, de uma forma mais prática.
O SESI se preocupa em provocar seus alunos ao conhecimento. Fazendo com que todos os conteúdos tenham um sentido prático e útil na vida deles, incentivando-os a participar e interagir com cada prática.
EBEP
Mais de 170 alunos estão matriculados da Educação Básica e Educação Profissional – EBEP em Gurupi.
O objetivo do EBEP é promover a formação integral do cidadão, ampliando as possibilidades de sua inserção na vida social e produtiva e estabelecendo nova dimensão na qualidade da educação.
A oferta articulada é mais um passo no trabalho conjunto desenvolvido pelo SESI e pelo SENAI, como resposta das entidades à sociedade que demanda por uma educação de qualidade, apresentando um diferencial competitivo no mercado. Em Gurupi cerca de 900 alunos já passaram pelo EBEP, desde a sua implantação em 2009.
Comentários (0)