SESI/SENAI certifica 34 alunos em Palmas da modalidade de Jovens e Adultos

34 alunos concluíram, em 18 meses, o ensino médio, ministrado pela equipe do SESI, e três cursos profissionalizantes por meio do SENAI...

Turma de formandos
Descrição: Turma de formandos Crédito: Divulgação

Aliando trabalho durante o dia e estudos no período da noite, 26 alunos do Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) participaram da cerimônia de formatura na noite desta segunda, 20, da modalidade de Jovens e Adultos e Educação Básica com Educação Profissional (EJA/EBEP) em Palmas. Trinta e quatro alunos concluíram, em 18 meses, o ensino médio, ministrado pela equipe do SESI, e três cursos profissionalizantes por meio do SENAI (Assistente Administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos e Operador de Microcomputador).

 

A diretora regional do SENAI, Raimunda Tavares, representou o presidente do Sistema FIETO, Roberto Pires, na solenidade destacando a importância não só da instituição em ensinar como de todos os envolvidos em aprender uns com os outros. “Os analfabetos do século XXI não serão os que não sabem ler e escrever, mas os que não sabem aprender, desaprender e reaprender”, disse a diretora citando reflexão do autor Alvin Toffer.

 

Com aulas noturnas e conteúdo dinâmico, o EJA/EBEP permite que trabalhadores que tiveram que deixar a escola retomem as atividades, elevem seu grau de escolaridade e de qualificação profissional. É o caso de Supercílio Rodrigues, 51 anos, que há cerca de 15 havia deixado de estudar para trabalhar.

 

Recém formado, o trabalhador da construtora M&V conta com orgulho sobre a conquista que gerou até uma inversão positiva de papéis em sua família. “Minha filha faz faculdade e disse que tinha o lugar certo pra eu voltar a estudar. Ela foi comigo lá no SESI fazer a matrícula e disse: papai naquele tempo o senhor cuidava do nosso caderno, hoje nós vamos cuidar do seu, igual o senhor fazia”, disse.

 

A professora Laciene Marinho foi a homenageada pelos alunos, dando nome a turma. Trabalhadores e interessados em participar do EJA/EBEP devem procurar as unidades do SESI em Palmas, Araguaína e Gurupi.

Comentários (0)