Sistema Faet/Senar estuda criar programa com oferta de estágio na área de agrárias

A iniciativa busca envolver a comunidade acadêmica e debater um programa que atenda tanto o interesse das instituições de ensino como do Senar.

Crédito: Divulgação/Ascom Faet/Senar

“O objetivo é firmar parcerias para que acadêmicos possam estagiar conosco, vivenciar a parte prática de seus cursos junto aos técnicos e produtores rurais, para que possam sair da faculdade preparados para o mercado. Também desejamos como essa iniciativa que esse futuro profissional perceba e enxergue o Senar como uma oportunidade de trabalho”, afirmou Rayley Luzza, superintendente do Senar no Tocantins.

 

Acompanhada do presidente do Sistema Faet/Senar, Paulo Carneiro, a superintendente apresentou a instituição a reitores e coordenadores de cursos na área de agrárias das principais faculdades e universidade de Palmas. A iniciativa busca envolver a comunidade acadêmica e debater um programa que atenda tanto o interesse das instituições de ensino como do Senar.

 

Na proposta apresentada aos representantes dos cursos de agrárias, está a criação de um programa de estágio remunerado, com supervisão de professores que tenham condições de ser implantando ainda este ano, provavelmente no segundo semestre. Estiverem presentes reitores, coordenadores de cursos e professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade do Tocantins (Unitins), IFTO, além de instituições particulares como ITOP e Universidade Católica.

 

Senar Tocantins 

 

A superintendente do Senar, Rayley Luzza, fez uma apresentação sobre a instituição e sua vasta atuação no Estado do Tocantins. Além da área de Educação Profissional Rural e Promoção Social, ela explicou que existe uma demanda expressiva de profissionais para atuar em áreas como a Assistência Técnica e Gerencial. Segundo o próprio presidente do sistema Faet/Senar, atualmente existem mais de 50 vagas para profissionais de Agronomia, Zootecnia, Veterinária entre outros. “Com profissionais qualificados poderemos ampliar ainda mais as nossas ações no Tocantins e beneficiar muito mais produtores”, destacou Paulo Carneiro.

 

O reitor Luiz Eduardo Bovolato, da Universidade Federal do Tocantins, saiu satisfeito com a iniciativa e afirmou que ela vai proporcionar uma maior aproximação das instituições de ensino superior com o Senar e com o produtor rural. “Outro ponto importante é que a partir da saída da universidade, com essa experiência, o formando terá uma perspectiva profissional na área de sua atuação”, destacou. Na avaliação do reitor da Unitins, Augusto Rezende, é fundamental essa aproximação do aluno com o campo. “Temos dois cursos de agrárias na Unitins e essa proposta que começamos a desenhar hoje será muito importante para reter o aluno em sala de aula e ajuda-lo também na prática, na vivência do campo nas propriedades assistidas pelo Senar”.

 

Como parte do resultado da reunião, foi formado um grupo de trabalho com a missão de elaborar uma proposta  de convênio entre as instituições e as regras para a realização e participação no programa de estágio.

Comentários (0)