O I Festival de Massas de Taquaruçu já está acontecendo neste sábado à noite, com lua cheia no céu, e clima frio em toda Palmas. Opções é o que não falta para quem quer mudar de ares e subir a serra. Na Praça Maracaípe, o clima bucólico prevalece na noite que oferece boas opções aos visitantes.
Inaugurando hoje, sábado, está o Goianus Bar, antigo ranchão, na esquina da praça. Na abertura traz o Baile das Mães para quem quer dançar e se discutir num embalo mais popular. Para gostos mais afinados com a MPB, e Pop Rock, o Panela de Barro está oferecendo música de boa qualidade com Gil e convidados.
As barracas armadas na praça também trazem opções que vão de mini pizzas assadas na hora na Barraca da Elis, aos tradicionais caldos, bejús e chocolate quente. Tudo em Taquaruçu neste final de semana convida à simplicidade das cadeiras na rua, bate papo e clima interiorano. Desde as oito da noite a praça está cheia, e a dose promete se repetir no domingo, 10, Dia das Mães.
Colorindo a pequena cidadezinha, distrito da Capital, estão os adeptos do enduro a pé. Gente bonita e descolada, com o visual composto por tênis e camisetas, lanternas e mapas, percorrem as ruas do distrito. E amanhã tem mais.
Durante o dia, o visitante tem várias opções de trilhas e cachoeiras, que variam da disposição física para encarar caminhadas. A mais simples e fácil de fazer é a da Cachoeira Taquaruçu, com estacionamento às margens da TO que dá acesso ao distrito. Mediante o pagamento de R$2,00, e uma caminhada sem muito esforço por cerca de mil metros em linha quase reta, se chega às margens, onde um bar e restaurante atende o visitante, que usufrui do banho.
Subindo a serra, na curva do Mirante em direção à Buritirana, está a Cachoeira do Roncador, ou Roncadeira, com uma vista exuberante da serra e da cidade. Lá a trilha requer um pouco mais de esforço e preparo físico, nem tanto para descer os 134 degraus de escada e enfrentar a trilha acidentada para descer. Difícil é a volta. Mas a visão das cachoeiras do Roncador e Escorrega Macaco vale o sacrifício.
Para quem quer natureza com um pouco mais de conforto, resta subir mais ainda, e percorrer os 8 km que levam ao Hotel Fazenda Encantada. Além da hospedagem nos chalés, com seis cachoeiras à disposição para visitação, o visitante que quiser passar apenas o dia tem a opção do day use. Este sistema permite o pagamento de uma taxa, que dá direito a usufruir das dependências do hotel, utilizar a piscina, fazer uma trilha e almoçar no restaurante local.
Por tudo que tem a oferecer, com programas que cabem em todos os bolsos, Taquaruçú é o lugar e a melhor pedida para este final de semana, com sol, ou com chuva na capital tocantinense.
Comentários (0)