O que você vai fazer neste carnaval? Se estiver se preparando, para novamente, dançar ao ritmo de “mais de mil palhaços no salão...”, sugiro que repense e mude a sua opção, se capacitando para um trabalho voluntário, aonde, nas salas de aula e nos bairros pobres, você vai se deparar consigo mesmo e com as mazelas de seus semelhantes carentes de tudo, sobretudo do seu amor.
Com finalidade de formar pessoas experientes no voluntariado, para atuarem em todo o Brasil e em alguns países latino-americanos, Palmas vai sediar o maior evento do voluntariado da América Latina – a 56ª edição do CONCAFRAS/PSE – Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza – Promoção Social Espírita, que acontece, de 18 a 23, nas dependências do Instituto Federal do Tocantins – IFTO.
As atividades serão em tempo integral e as refeições e alojamento estão incluídos na taxa de inscrição, que pode ser feita pelo site ou pelos telefones (63) 32151576 e 84041441.
Com o tema “Honrai a vosso pai e a vossa mãe”, a edição deste ano vai trazer ainda, a reflexão da convivência em família, do respeito e auxílio mútuos, na construção de uma sociedade mais justa, espiritualizada e fraterna.
Convidamos você para conhecer e participar deste evento que, com certeza, trará um novo e mais excelente significado às nossas existências.
O trabalho voluntário é motivado principalmente, por dois componentes fundamentais: o de cunho pessoal, a doação de tempo e esforço como resposta a uma inquietação interior; e o de face social, que se traduz na tomada de consciência dos problemas cruciais dos menos favorecidos, seja de ordem econômica, educacional, sentimental.
Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos vistos como virtude do indivíduo, resultantes da ação voluntária. A prática do bem é um imperativo deste século de transformações sociais e morais da humanidade. A caridade promove o crescimento interior do próprio indivíduo que a pratica, transformando as mazelas interiores, (como a depressão, por exemplo), em força motriz de ações dignificantes em prol dos semelhantes.
Serão capacitados voluntários em diversos níveis e áreas de atuação, desde as que desenvolvem atividades com crianças, até aquelas que lidam com gerenciamento e captação de recursos, para instituições não governamentais, filantrópicas.
A CONCAFRAS-PSE é itinerante, promovida por instituições beneficentes, de todo o Brasil e do mundo, que acontece sempre, durante o carnaval, desde 1957.
Com número crescente de participantes, tem assistido a inúmeras pessoas em situação de risco e de vulnerabilidade social. Como resultado desses encontros, além da formação e aperfeiçoamento do voluntariado, inúmeras instituição têm sido edificadas em todo o Brasil.
Aqui em Palmas, vários postos de assistência e de promoção social foram implantados, sobretudo nas regiões de maior carência social, como Jardim Taquari, Jardim Aureny III, Jardim Aeroporto, Lago Sul, Taquaralto, Taquaruçu e quadra 409 Norte. Essas instituições estão ligadas aos Centros Espíritas: Caridade, o Caminho; Maria de Nazaré e Casa do Caminho, que também são promotores da 56ª CONCAFRAS-PSE.
O encontro, que vai reunir mais de 2.000 pessoas, vai oferecer 130 cursos e palestras que abordarão diversos temas específicos, como educação, família, administração, caridade, mediunidade, entre outros.
As aulas teóricas acontecem no período da manhã, ministradas por professores voluntários, vindo de todos os estados brasileiros. As aulas práticas ocorrem no período da tarde, em várias localidades de Palmas, aonde os congressistas vão a campo, para praticar o que foi estudado. À noite, os “concafreiros” se reúnem para sanar dúvidas, contar e trocar experiências.
O que você acha dessa opção para este carnaval 2012? Pense e mude o seu roteiro, já tão cansado dessa folia desgastante e que trás uma angustiosa ressaca.
Comentários (0)