O Salão do Livro deste ano chegou cercado de muitos questionamentos, principalmente na Câmara Municipal de Palmas, onde bateu-se no custo da estrutura montada para o evento na Praça dos Girassóis. O vereador Milton Néris tem o entendimento de que o governo do Estado poderia ajudar a concluir o centro de Convenções de Palmas, com os recursos que destina a esta locação.
Em entrevista concedida ao programa “Na Ponta da Língua”, da 96 FM, a secretária de Educação, Dorinha Seabra Rezende respondeu este e outros questionamentos. Disse que os recursos da educação são carimbados, e que não poderiam ser utilizados para construção de uma obra do município. Em síntese, argumentou ainda, que se pudesse fazê-lo, utilizaria estes milhões para construir o Centro de Convenções do Estado, que não dispõe de um.
A área de 9 mil metros quadrados, ocupada com estandes de livrarias, distribuidoras e editoras é um verdadeiro convite ao encantamento provocado pelo universo que os livros abrem aos olhos de pessoas de todas as idades. Ouvi um questionamento dia destes de que o salão seria um “feirão”, por que só estaria trazendo livrarias. Não é verdade.
Este ano, segundo informa a Seduc, além de livrarias, distribuidoras e editoras, o Senado Federal montou pela primeira vez seu estande, trazendo as publicações oficiais, livros históricos, Constituição em braile entre outras peças. A estrutura, que comporta ainda lanchonetes e o café literário, onde lançamentos diversos estão programados, não caberia em qualquer estrutura física para eventos existente em Palmas.
O investimento do governo em livros para os seus professores garante a rentabilidade das empresas que deixam o eixo Rio- São Paulo para virem ao Tocantins. A distribuição dos créditos para professores e escolas é um investimento real e importantíssimo que vai refletir na formação destes estudantes, e atualização dos educadores.
Além da tecnologia em agricultura e pecuária que a Agrotins mostrou semana passada, além das estradas que continuam chegando, é bom respirar os bons ares que a literatura traz, em todos os níveis, com o V Salão do Livro. Um evento que está consagrado, e merece permanecer no calendário fixo de eventos no Tocantins.
Comentários (0)