Vem aí: pacote anti-crise, PAC Tocantins e inaugurações de obras

...

O governador Marcelo Miranda chegou de viagem convocando uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico para a tarde desta quinta-feira, 12 no Palácio Araguaia. É aguardado por setores do governo o anúncio de uma série de medidas com a mesma finalidade: enfrentar a crise que é grave. O governador teve a oportunidade de sentir de perto, nos EUA os efeitosjá visíveis na maior economia do mundo, e a perspectiva de que eles cheguem por mais tempo do que o desejado, afetando economias mais frágeis, como a nossa.

A primeira ação concreta que deve ser anunciada pelo governador é o lançamento do Distrito Industrial de Palmas, na saída de Miracema, cuja área na verdade já existe. Cabe ao Conselho de Desenvolvimento escolher as empresas que se instalarão no local. Industrialização é o desafio do Tocantins para os próximos anos e o governo sabe. A questão tocada por nove entre 10 empresários que vêm ao estado é transporte. Para produzir aqui, mais que os incentivos fiscais, o empresário quer facilidade e preço baixo para retirar seus produtos. Por isso a necessidade de agilizar ferrovia Norte-Sul e eclusas.

Na tarde de hoje no Palácio Araguaia, segundo a Secom, o governador fará o balanço da viagem aos EUA, e traçará suas metas para o segundo biênio do mandato. Elas incluem uma espécie de "PAC tocantinense", que na prática significa acelerar obras estaduais onde a iniciativa privada precisar delas para se instalar. A estratégia é clara: fortalecer a vinda de capital privado, a geração de empregos e o desenvolvimento em regiões do Estado onde a máquina governamental não é garantia de emprego e renda.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, presidido pelo secretário de Indústria e Comércio Eudoro Pedroza, envolve também entidades como a Fieto e a Faet. Está nas mãos deste grupo a aprovação da redução de alíquotas para empresas interessadas em se instalar no estado que apresentaram carta consulta com este fim. No pacote de benefícios que os conselheiros tem que avaliar está a redução do ICMS de 17% para 2,3%.

Em seu retorno do exterior, o governador Marcelo Miranda prepara um choque administrativo contra a crise e seus efeitos na economia tocantinense. Mas a agenda não pára por aí. Nestes dois dias, segundo informações levantadas junto à fontes do governo,  diversas reuniões serão realizadas definindo a agenda de retorno do programa Governo Mais Perto de Você.

A avaliação é de que está na hora do governador voltar a percorrer o estado, e principalmente entregar as obras, em sua maioria concluídas, que estão por todo Tocantins. O número delas é grande: são cerca de 300 entre pequenas e grandes obras. Munição suficiente para mostrar que o governo está trabalhando muito, e precisa chamar a atenção para suas ações positivas. Ao invés de permitir que a pauta da crise, dos problemas do concurso, indenização da PM entre outros ocupem o noticiário local.

Comentários (0)